Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Governador sanciona lei que cria parques alagáveis em SC

Por: Áurea Arendartchuk

24/09/2025 - 06:09 - Atualizada em: 24/09/2025 - 07:38

Santa Catarina passa a contar com uma política pública pioneira de prevenção e mitigação de desastres naturais. O governador Jorginho Mello (PL) sancionou o projeto de lei de autoria do deputado estadual Antídio Lunelli (MDB) que cria os Parques Barriga Verde, destinados à contenção de cheias, drenagem urbana sustentável, lazer e preservação ambiental.

O modelo tem como inspiração o Parque Via Verde, de Jaraguá do Sul, implantado quando Lunelli foi prefeito. A iniciativa transformou uma área sujeita a constantes alagamentos em um parque que hoje serve de bolsão para conter a água das chuvas e é referência de lazer e convívio social.

“Conseguimos transformar um problema em solução. O Parque Via Verde reduziu os impactos das enchentes e se tornou um espaço seguro e útil para a comunidade. Agora, essa experiência poderá ajudar todo o Estado”, destaca Lunelli.

Com a lei, municípios catarinenses poderão implantar parques semelhantes por meio de convênios com a Defesa Civil de SC, unindo prevenção, engenharia, meio ambiente e qualidade de vida.

 

PEC da Blindagem

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) pode votar nesta quarta-feira (24) a proposta que exige autorização prévia da Câmara dos Deputados ou do Senado para abertura de ação penal contra parlamentares, a chamada PEC da Blindagem. A Proposta de Emenda à Constituição foi aprovada na semana passada pela Câmara. O relator da matéria na CCJ é o senador Alessandro Vieira (MDB-SE). Em entrevistas, o parlamentar anunciou que vai votar pela rejeição da matéria. O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), descartou a possibilidade de aprovação da proposta. Para ele, a matéria representa “uma falta de respeito ao eleitor e ao povo brasileiro”.

Cenário energético

O secretário de Estado de Indústria, Comércio e Serviços, Silvio Dreveck, destacou os resultados positivos do Programa Energia Boa durante evento de aniversário dos 18 anos da Associação dos Produtores de Energia de Santa Catarina (Apesc) realizado semana passada em Jaraguá do Sul, em parceria com a WEG. O evento contou com discussões sobre o cenário energético em SC e no Brasil. A Apesc tem mais de 120 associados e lideranças do setor energético em todo o Brasil participaram do encontro.

Fomento

O Programa Energia Boa completou um ano em 2025 fomentando o setor energético, principalmente no ramo de pequenas hidrelétricas. São mais de 150 projetos cadastrados e 50 diretamente beneficiados pelo Governo do Estado. O Programa atua destravando investimentos e garantindo viabilidade para novas hidrelétricas. O sucesso do Energia Boa se refletiu no último leilão de energia federal, realizado em agosto. Do total de 65 projetos selecionados em todo o Brasil, 27 são de Santa Catarina e foram impulsionados pelo programa. Ou seja, o estado representa cerca de 40% de toda a energia comercializada no leilão nacional.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.