A Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, aprovou na sessão de ontem, moção de aplausos destacando o trabalho heroico do Grupo Voluntário de Busca e Salvamento de Jaraguá do Sul (Gerar). A homenagem, proposta pelos vereadores, ressalta o auxílio prestado pela equipe durante a maior catástrofe natural já registrada na história do Rio Grande do Sul.
O vereador Rodrigo Livramento (Novo), um dos autores da moção, enfatizou os desafios enfrentados pelo grupo em suas missões para salvar vidas. “Já foram mais de mil resgates realizados pelo Gerar no Rio Grande do Sul, mil vidas salvas. São voluntários que se arriscam para salvar outras pessoas. O Gerar é orgulho não só para Jaraguá do Sul, mas para o Brasil”, destacou.
O grupo conta com 12 integrantes nas operações no estado gaúcho, além de mais voluntários que estão se juntando às equipes para auxiliar os resgatistas durante as operações. A previsão é de que a equipe permaneça no RS até sábado (18).
Reconhecimento
Ainda sobre o Gerar, esta semana a modelo gaúcha Gisele Bündchen citou em suas redes sociais as instituições que estão prestando ajuda às vítimas do RS e deu destaque também para grupo jaraguense. Gisele já arrecadou mais de R$ 4,5 milhões para as vítimas das enchentes no estado gaúcho.
Projetos de inclusão para pessoas com deficiência avançam na Alesc
Duas propostas do deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB) que asseguram direitos às pessoas com deficiência foram aprovadas em comissões da Assembleia Legislativa nesta semana.
A Comissão de Constituição e Justiça aprovou o projeto de lei, que busca estimular o diagnóstico tardio do Transtorno do Espectro Autista (TEA) em adultos e idosos. Já a Comissão de Economia, Ciência, Tecnologia e Inovação aprovou o projeto, que garante à pessoa com deficiência visual o direito de receber boletos de cobrança de serviços públicos, como energia elétrica e água, confeccionados com tecnologias assistivas, como sistema Braille e Código QR. As propostas seguem agora para deliberação em plenário.
Segundo o deputado, são projetos importantes, de inclusão e de garantia de direitos. Ele destaca que muito já se avançou para garantir o diagnóstico de autismo para crianças e adolescentes, mas falta uma política voltada aos adultos e idosos. Já a impressão do QR Code ou a informação em Braille na fatura é fundamental, uma questão de respeito, para que a pessoa com deficiência visual possa cumprir suas obrigações financeiras, destaca o parlamentar.
Filipe Luís será homenageado
Na próxima segunda-feira (20), às 19h, a Assembleia Legislativa de Santa Catarina reunirá atletas e dirigentes esportivos para homenagear o jaraguaense Filipe Luís. A sessão especial para entrega da moção de aplausos foi proposta pelos deputados Antídio Lunelli (MDB) e Vicente Caropreso (PSDB). O objetivo é reconhecer a história de sucesso do ex-jogador no futebol.
Aposentado dos gramados desde o fim do ano passado, o ex-lateral hoje é técnico do time Sub-17 do Flamengo. Como jogador, foi um dos maiores nomes da história do clube carioca, pelo qual conquistou 10 títulos e fez 175 jogos de 2019 a 2023, com 111 vitórias. Pela seleção brasileira, disputou a Copa do Mundo de 2018, na Rússia, além de ser campeão da Copa América de 2019.
Saúde nas escolas
A Câmara jaraguaense aprovou, ainda ontem, moção que manifesta apelo ao Executivo Municipal para que estabeleça procedimentos de acesso dos profissionais de saúde às unidades escolares. A medida deve possibilitar análise comportamental, avaliação e diagnóstico dos pacientes por psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, entre outros. Por conta da demora no chamado das famílias para início do processo de identificação e avaliação, muitas optam por buscar diagnósticos em clínicas particulares. Segundo o Ministério da Saúde, o processo de diagnóstico deve ser conduzido por equipe multidisciplinar, considerando diferentes contextos de interação com a criança.