Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Futuro do PSD será discutido em SC

Foto: Arquivo/PSD

Por: Ewaldo Willerding Neto

11/09/2025 - 07:09 - Atualizada em: 11/09/2025 - 08:39

Com lideranças de peso como o presidente nacional, Gilberto Kassab; o governador do Paraná, Ratinho Jr; o prefeito de Florianópolis e presidente da Fecam, Topázio Neto; o deputados Ismael dos Santos, Júlio Garcia, Napoleão Bernardes e Mário Motta; os prefeitos João Rodrigues de Chapecó; e Eduardo Paes; do Rio de Janeiro, entre outros, o PSD realiza a partir desta quinta-feira o Encontro Semestral da Bancada Federal do Partido em SC. A programação começa nesta tarde com visita à prefeita de Balneário Camboriú, Juliana Pavan, estrela ascendente da sigla; e segue na sexta-feira na Grande Florianópolis, com encontros com o prefeito de São José, Orvino Coelho de Ávila; além de Topázio, na Capital. O evento termina com reunião fechada onde serão discutidos e, talvez, decididos os rumos nas próximas eleições. O debate maior é se segue no apoio à pré-candidatura de João Rodrigues ao governo ou se embarca no projeto de reeleição de Jorginho Mello.

Fato novo

Se confirmada a informação de que o governador Jorginho Mello (PL), convidou a senadora Ivete Appel da Silveira (MDB) para ser vice em 2026, o quadro eleitoral sofrerá fortes alterações, quase isolando o PSD, já que as vagas ao senado devem ficar ou ambas com o PL, com Carol de Toni e Carlos Bolsonaro, ou uma delas com Esperidião Amin, da Federação União Progressistas.

Negativas

À coluna, a assessoria do governador garante que não procede a informação. Assegura que o convite não foi feito. Já a de Ivete esclarece que ela já se manifestou publicamente de que não será candidata à reeleição ao senado. Mas informou que ela não descarta outra possibilidade e que se for convidada, vai discutir a questão com o MDB. A ver se tudo não é cortina de fumaça.

Saúde

O deputado estadual Fernando Krelling (MDB) vai propor a criação de um plano de ação para monitorar a saúde e o condicionamento físico dos alunos da Rede Estadual de Educação. Uma espécie de Boletim de Saúde dos estudantes. O parlamentar destaca que no Brasil, 32,3% das crianças entre cinco e nove anos estão com excesso de peso; 16,4% delas já são obesas.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.