Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fui atrás e deu certo – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

19/04/2025 - 08:04

Num passado não remoto, quando estávamos diante de uma dúvida alguém dizia: – Ah, tem que tirar a prova dos noves! Tirar a prova dos noves, uma habilidade matemática, significava buscar uma prova sobre alguma dúvida. Com a prova dos noves tudo ficava esclarecido. O tempo passou, mas a prova dos noves continua valendo, vai valer pela eternidade. Precisei tirar a “prova dos noves” esta semana diante da contratação de um rapaz recomendado por competência e honestidade. Antes de ir adiante, é bom lembrar que para alguém fazer sucesso na vida é preciso duas virtudes: competência no que a pessoa faz e honestidade inabalável. Juntando essas duas virtudes a pessoa vai atravessar feliz a lagoa da vida… Em Florianópolis, onde moro, se você precisar de alguém para lhe fazer um trabalho doméstico, algo, por exemplo, na luz, na água, nas calhas da casa, o que for, você precisa antes rezar para Santa Rita de Cássia, a santa dos impossíveis. Achar alguém competente e honesto para tal tipo de serviço em Florianópolis é o que eu disse: rezar para Santa Rita… Estava precisando de um trabalho elétrico em casa, perguntei daqui, perguntei dali e me foi indicado um desses técnicos. Quem me o indicou garantiu: competente e honesto. Chamei o rapaz. Dito e feito, fez um belo trabalho, sem se amarrar para enganar a torcida, e preço adequado. O rapaz entrou para a minha agenda, vou recomendá-lo à vizinhança toda. É isso, com competência e honestidade vamos chegar aonde bem entendermos na vida. Seremos, será a pessoa, um sucesso. Isso é sucesso. Hoje, na sociedade hipócrita, falsa, mentirosa, azeitada pelas enganações das redes sociais, fazer sucesso é mentir, ganhar seguidores e curtidas inúteis. Faz tempo que converso com professores antes das palestras que faço em escolas, sem contar os professores que vou encontrando pelo caminho. A maioria desses professores bufa quando lhes pergunto sobre comportamento e aplicação dos alunos em sala de aula. Entendo bem o bufar dos professores, pudera, com os pais omissos na educação dos filhos só mesmo por milagres para que esses filhos cresçam competentes e honestos. Chegar ao sucesso por competência e honestidade nada tem a ver com nome, sobrenome ou saldo bancário, tema ver com caráter.

RESPOSTA

Diante de uma ofensa, intencional ou acidental, já foi dito que sua melhor resposta é o silêncio. Deixar passar como se você não tivesse entendido e… Dar, a partir daquele momento, a flecha mais envenenada das fechas: a do silêncio. E manter esse silêncio daí para frente. O ofensor vai sentir ao passar do tempo que você lhe virou a página. E o ofensor vai sofrer muito mais que você, que foi ofendida/o. Vire a página, vire!

FUTURO

Pessoas com 40, 50 anos não costumam pensar em como estarão na vida ao chegar – se chegarem – aos 70, 80 anos. Estou diante de uma manchete provocadora, diz assim: – “Como é a vida em residencial de alto padrão para idosos”. Esse residencial é onde muitos dos que têm dinheiro vão terminar suas vidas, pessoas abandonadas por seus “filhos” ou, ou, ou… As mensalidades nesses residenciais começam por R$ 12 mil, por baixo… Quem pode? Pensar no futuro antes do futuro chegar.

FALTA DIZER

Os pais foram pessoas decentes e voltadas para os filhos, mas envelheceram… E vão ser “esquecidos” pelos filhos? É o que mais acontece. Os filhos, de um modo ou de outro, têm obrigação moral e afetiva de ajudar, afagar os pais idosos. Ué!

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.