O prefeito eleito Jair Franzner (MDB) e o vice João Pereira (PSDB) reuniram ontem a equipe do primeiro escalão da nova administração de Jaraguá do Sul que inicia em janeiro de 2025. Como boa parte do quadro atual de secretários permanecerá ano que vem, o encontro serviu para avaliar as ações desenvolvidas e em andamento e já integrar os novos nomes à equipe. Os nomes do secretariado da gestão 2025/2028 foram anunciados na terça-feira (17).
Franzner reforçou que a escolha dos nomes para compor seu secretariado foi baseada no conhecimento técnico e experiência de cada um, assim como nas habilidades em gerenciamento e liderança de equipe, foco em resultados, comprometimento com o serviço público e proatividade.
O prefeito acrescentou ainda que o secretariado contará com perfis extremamente qualificados e que está será o parâmetro para as contratações das funções dos demais escalões que compõe a administração municipal. “Queremos uma gestão eficiente, com resultados”, comentou.
Senado aprova projeto para restringir uso de celular em escolas
O Senado aprovou, em votação simbólica esta semana, o projeto de lei que restringe o uso de aparelhos eletrônicos portáteis, sobretudo de telefones celulares, nas salas de aula dos estabelecimentos públicos e privados de ensino infantil e médio de todo o país.
O texto já havia sido aprovado pela Câmara de Vereadores, na semana passada, em votação terminativa na Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ). Apoiado pelo governo federal e por especialistas, o texto também teve rápida tramitação no Senado, indo direto para votação em plenário. Com a aprovação no Congresso, o projeto segue para sanção presidencial e poderá valer já para o ano letivo de 2025.
Países como França, Espanha, Grécia, Dinamarca, Itália e Holanda já possuem legislações que restringem uso de celular em escolas.
Orçamento
A Assembleia Legislativa de SC aprovou, por unanimidade, na tarde de quarta-feira (18), último dia de votações neste ano, o projeto que estabelece a Lei Orçamentária Anual (LOA) do Estado para 2025, elaborado pelo Poder Executivo. O projeto segue para sanção do governador Jorginho Mello (PL). A proposta do orçamento foi aprovada por unanimidade. Ela estima receita e fixa despesas de R$ 52,6 bilhões para o próximo ano (9,5% maior em relação a 2024). Na Comissão de Finanças e Tributação da Alesc, foram inseridas 2.584 emendas, sendo 2.522 de origem impositiva, 29 não impositivas, três do relator e 30 com encerramento de tramitação.
Segurança nas escolas
Também foi aprovado esta semana na Alesc projeto de lei da Mesa Diretora, que institui a equipe disciplinar mínima para atuação em ambiente escolar voltada à gestão do Plano Integrado para Gestão da Cidadania e Paz nas Escolas (Plin), em todas as Coordenadorias Regionais de Educação de SC. O projeto segue para análise do governador Jorginho Mello (PL). A equipe será composta por um psicólogo, um coordenador pedagógico, um assistente social, um professor e um gestor de segurança proveniente da reserva remunerada do programa “Escola Mais Segura”. A proposta foi elaborada pelo Integra, comitê idealizado pelo Parlamento catarinense para propor ações voltadas à segurança e à promoção da cultura de paz e cidadania no ambiente escolar