Franzner acompanha maior obra em andamento em Jaraguá do Sul

Foto: Divulgação/PMJS

Por: Áurea Arendartchuk

10/02/2023 - 06:02 - Atualizada em: 10/02/2023 - 08:12

O prefeito Jair Franzner (MDB) visitou, esta semana, a obra da passagem que vai ligar os bairros Amizade e Chico de Paulo, a chamada ponte da Menegotti. Trata-se da maior obra em andamento atualmente em Jaraguá do Sul. A ponte será de concreto armado com largura de 14 metros e 120 metros de comprimento.

Franzner conversou com os responsáveis e recebeu a informação de que a construção avança dentro do cronograma, com previsão de entrega para o primeiro semestre deste ano.

O prefeito destaca a grandiosidade da ponte que vai ajudar a desafogar o trânsito na região entre os bairros Amizade e Chico de Paulo. A ponte ainda terá um complemento com a abertura da Rua 13 de Maio, formando um binário com a Rua Roberto Ziemann numa extensão de 1.500 metros e que inclusive já está com a licitação em andamento.

Mais sobre a obra

A obra da ponte está na fase de colocação das longarinas sobre os pilares de sustentação da estrutura. São 20 vigas de mais de 30 toneladas cada, posicionadas nos vãos da passagem por meio de um equipamento utilizado para o deslocamento dos blocos.

O orçamento total da obra é de R$ 6,8 milhões mas que de acordo com a Prefeitura representou uma economia de 20% para o Município em relação ao valor de referência licitado que foi de R$ 8,6 milhões.

 

Pedágios sem PIX

O governador Jorginho Mello vetou uma lei que obrigava os pedágios em operação em Santa Catarina a aceitarem pagamento via PIX. A decisão não surpreendeu os deputados estaduais, uma vez que o veto do governador já era aguardado.

O principal motivo é que, apesar de ter sido aprovado pela Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), o projeto era considerado inconstitucional. Entre os principais motivos, está o fato de que as autoridades políticas estaduais não podem legislar ou decidir sobre o que se passa, por exemplo, em rodovias federais.

 

Pronto Atendimento 60+

O vereador Anderson Kassner (PP) comemorou ontem, durante a sessão da Câmara de Vereadores, a inauguração do novo Pronto Atendimento 60+, que ocorre hoje. Político atuante nas questões de saúde no município, o parlamentar usou a tribuna para ressaltar os anos de luta pessoal em prol de mais prontos atendimentos na cidade e também para agradecer a iniciativa do prefeito Jair Franzner em atender essa demanda mais do que urgente.

Por diversas vezes, Kassner usou a tribuna para relatar a situação do pronto-socorro onde pessoas esperam por horas e horas para serem atendidas, além de ter atuado na implantação do pronto-socorro ao lado do hospital São José, bem como é autor da indicação que ampliou os horários de atendimento nas UBS e outras melhorias e conquistas na saúde.

Escolas

Na quarta-feira 520 mil estudantes iniciaram o ano letivo nas escolas da rede estadual de ensino. Agora, o Governo do Estado tem como prioridades melhorias na infraestrutura escolar e planeja ações para aproximar as famílias da escola. O governador Jorginho Mello disse que é preciso um grande plano para melhorar e equipar as escolas, já que desde que assumiu, percebeu que há muitas unidades em situação precária de estrutura e que precisam de manutenção urgente. Hoje a rede estadual de ensino conta com 1.054 escolas e cerca de 30 mil professores.