Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fortalecimento e renovação do MDB foram foco de encontro em Jaraguá do Sul 

Foto: Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

15/08/2025 - 05:08 - Atualizada em: 15/08/2025 - 06:04

O MDB de Jaraguá do Sul reuniu mais de 200 pessoas em encontro realizado na Associação de Moradores da Vila Lalau, na noite de quarta-feira, demonstrando a força da sigla no municípío. O evento contou com a presença do presidente da sigla, Paulo Chiodini; do prefeito Jair Franzner; do deputado estadual Antídio Lunelli; do secretário de Estado da Agricultura e também presidente estadual do MDB, Carlos Chiodini; dos vereadores Luis Fernando Almeida, Osmair Gadotti, e Natália Petry; além de suplentes, lideranças comunitárias e filiados.

O presidente do diretório municipal do Manda Brasa, Paulo Chiodini, destacou que um dos objetivos centrais do MDB local é fortalecer a estrutura partidária, renovando seus quadros com a filiação de mais jovens e mulheres. “Estamos trabalhando para que o MDB continue sendo protagonista, e isso passa por abrir espaço para novas lideranças, trazendo mais diversidade e representatividade para o partido”, afirmou.

Já o secretário de Agricultura e presidente estadual da sigla, Carlos Chiodini, destacou os índices de Jaraguá do Sul conquistados nos últimos anos e falou sobre os trabalhos de organização para as eleições do próximo ano. Segundo ele, o MDB está se organiza e se prepara para seguir liderando o desenvolvimento de SC e de Jaraguá do Sul.

Apoio

No encontro, o prefeito Jair Franzner agradeceu ao MDB pelo apoio ao longo de sua trajetória política e relembrou as dificuldades enfrentadas na campanha, em 2024, devido a problemas de saúde.

Enquanto que o deputado estadual e ex-prefeito Antídio Lunelli fez um contundente apelo para que a sociedade assuma um papel ativo nas decisões que definem o rumo do Brasil. Ele lembrou que o País enfrenta sérias dificuldades, fruto da omissão de muitos diante da política, e defendeu que as mudanças necessárias só virão com mais engajamento e coragem.

 

Câmara aprova projeto que inclui crime de assédio sexual no Código Penal Militar

A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que tipifica o crime de assédio sexual no Código Penal Militar e define medidas protetivas e de prevenção desse assédio nos ambientes profissionais. A proposta será enviada ao Senado.

As medidas previstas no texto valerão tanto para os militares das Forças Armadas, das polícias militares e dos corpos de bombeiros quanto para as pessoas sob sua jurisdição administrativa ou disciplinar, independentemente do local em que se encontrem.

O texto aprovado em Plenário na quarta-feira (13) é um substitutivo da relatora, deputada Coronel Fernanda (PL-MT), ao projeto de lei, de autoria do falecido deputado e senador Major Olímpio. O texto busca estabelecer garantias específicas para a proteção de militares vítimas de assédio sexual, reconhecendo as assimetrias de poder e os obstáculos estruturais presentes no ambiente militar.

 

Ambiente digital

Aprovado pelos senadores em novembro de 2024, projeto de lei de 2022 estabelece regras para as plataformas e facilita o fornecimento de informações e o monitoramento pelos pais e responsáveis. O texto aguarda análise na Câmara dos Deputados. Na quarta, o presidente, deputado Hugo Motta, recebeu representantes de entidades e parlamentares que defenderam a aprovação rápida da matéria.

CPI

Na terça-feira (12), a presidente da Comissão de Direitos Humanos (CDH), senadora Damares Alves (Republicanos-DF) e o senador Jaime Bagattoli (PL-RO) protocolaram, com 70 assinaturas, pedido de criação de uma CPI para investigar a sexualização de crianças na internet. Se instalada, a Comissão será composta de oito integrantes e cinco suplentes e terá 120 dias para funcionar.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.