Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fortalecer a pesquisa científica é impulsionar a inovação

foto: Fabrizio Motta

Por: Palavra do Reitor

07/02/2024 - 10:02 - Atualizada em: 07/02/2024 - 16:30

O ano letivo de 2024 será iniciado com um grande impulso para o desenvolvimento da pesquisa científica no Centro Universitário Católica de Santa Catarina. Ainda em dezembro do ano passado, a Instituição foi contemplada com 2,5 milhões de reais, por meio de um edital público da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC).

Este é um investimento financeiro que ajudará a elevar sobremaneira a capacidade da pesquisa que vem sendo concebida pelos estudantes e contribuirá para o avanço da ciência e da tecnologia catarinense como um todo. Conforme a aprovação, o valor será aplicado em melhorias estruturantes para laboratórios multiusuários, sob a intenção de aprimorar as condições para a realização de novos estudos e projetos em diferentes áreas em prol da saúde humana, animal e ambiental.

A pesquisa científica tem um papel fundamental para a qualificação de alto nível de nossos acadêmicos e professores, que se desafiam a empreender estudos nas fronteiras do conhecimento. Porém, a importância da pesquisa científica como meio de promover o avanço econômico, tecnológico e social para todos, por vezes, não é percebido de maneira clara.

Se, em linhas gerais, investir em pesquisa é a base para o desenvolvimento de qualquer setor – pois, é através desse incentivo que se encontram novos conhecimentos e soluções – investir em pesquisa nas instituições de ensino é algo que transforma o mundo: a pesquisa científica é uma força motriz por trás da maioria das inovações compartilhadas ao redor do globo.

Além de ajudar a educar os estudantes a serem criativos e imaginativos em suas carreiras, é a pesquisa que cria várias das ideias-chave que as pessoas vão usar no futuro.

São muitas as descobertas originadas nos laboratórios acadêmicos, que abrem caminho para novos produtos, processos e avanços tecnológicos. Soluções que vão para o mercado e que viabilizam o desenvolvimento econômico e social mais adiante. Ou seja, a pesquisa científica é uma etapa básica que depois gera tecnologia, mercadoria e economia.

Ter bons laboratórios, dotados de infraestrutura moderna e tecnologia de ponta, é indispensável para se elevar o nível de produção científica e trazer resultados consistentes para a sociedade, seja em nível regional, nacional ou até mesmo internacional. Por isso, esse aporte financeiro se trata de um verdadeiro marco dentro da Católica SC, assim como para o norte catarinense, uma vez que irá ampliar toda uma rede colaborativa com a comunidade, principalmente em relação aos setores industriais.

De acordo com os termos firmados, o apoio da Fapesc irá favorecer diretamente linhas de pesquisa relacionadas à proposta de criação do Laboratório Multiusuário “One Health”, que visam não apenas atender à demanda acadêmica, mas impactar soluções para benefício das pessoas e do meio ambiente. São trabalhos que contemplam desde a substituição de agrotóxicos por alternativas biológicas na agricultura até o desenvolvimento de nanopartículas para aplicação em saúde, ambiente e alimentos.

As linhas de pesquisa relacionadas também incluem a degradação de agrotóxicos no solo, a produção de nanopartículas para diferentes aplicações, o uso de processos biológicos para degradação de hormônios em estações de tratamento de esgoto, bem como o mapeamento e otimização de processos de controle de microrganismos em ambientes hospitalares.

Cabe ressaltar que a aprovação de todo o investimento foi resultado de um trabalho conjunto e dedicado, desempenhado através do comprometimento da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Católica SC.

A criação do Laboratório Multiusuário “One Health” foi uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Biomedicina e Nutrição na Atenção Integral à Saúde da Instituição, sendo liderado pela pesquisadora e biomédica, professora Dra. Daiani Cristina Savi, com a colaboração do biólogo professor Dr. Rafael Dutra de Armas.

Também participaram com distinção o químico e tecnólogo em alimentos, professor Dr. Matheus Vinícius de Oliveira Brisola Maciel, e a engenheira agrônoma e pós-doutoranda da Católica SC, Dra. Kelly Justin da Silva.

Alinhado à visão de excelência acadêmica e de engajamento social da Católica SC, temos a certeza de que através deste momento serão dados passos inovadores que vão impactar positivamente o progresso da nossa região e além.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Palavra do Reitor

Cleiton Vaz, reitor da Católica SC, possui graduação em Engenharia Química, especialização em Administração de Empresas, mestrado em Saúde e Meio Ambiente, doutorado em Engenharia Ambiental e realizou seu pós-doutoramento na área de nanotecnologia, na UQÀM (Université du Québec à Montréal).