Fisioterapeuta alerta que desconforto na coluna pode estar associado a má postura e sedentarismo

foto: Freepik

Por: Andreia Chiavini

19/01/2024 - 10:01 - Atualizada em: 26/01/2024 - 09:12

Minha coluna está fora do lugar! Será que está mesmo? Por muitas décadas, esse mito foi propagado e até hoje se ouve muito, principalmente quando avaliamos a pessoa para iniciar a prática de uma terapia ou de uma atividade física como o Pilates ou o Treinamento Físico Funcional.

Essa sensação de rigidez, desalinhamento ou desorganização na coluna é real, as pessoas realmente se sentem assim em determinados movimentos como se ela de fato, estivesse fora do lugar ou fosse se quebrar. Mas eu posso te dizer, não há nada fora do lugar.

As vértebras não saem e nem voltam para o lugar correto. Aliás, essa credulidade que muitas vezes é reforçada inclusive em conversa com profissionais da saúde, não só dificulta a melhora, como te impede de realizar algo efetivo, que possa minimizar, e até acabar de vez com essa sensação.

Isto porque, salienta que algo muito ruim está acontecendo com o corpo, e pode fazer com que você tome atitudes extremas como evitar movimentos, exercícios, e até deixar que o medo te bloqueie e fique encarcerado nessa crença, acreditando que algo pior possa acontecer. Então, de uma vez por todas, a coluna não está fora do lugar e nem irá quebrar.

A coluna é muito mais forte do que você possa imaginar. O que acontece com ela, é que inúmeros fatores podem provocar alterações posturais, sobrecargas, rigidez e dor. O principal fator é o sedentarismo e a falta de movimento. Uma máquina que foi criada para se mover, se ficar parada, enferruja e estraga certo? Com o corpo humano é a mesma coisa.

Ele precisa de atividade física, movimento, sair do lugar. Mais ainda, precisa de força muscular para se sustentar e se mover, mas além disso, precisa de mobilidade para que essa ação aconteça com qualidade.

Nenhum profissional faz balanceamento e alinhamento, o que o profissional faz é conhecer você, entender as suas necessidades, colocar a mão na massa e devolver a função fisiológica, a função natural do seu corpo. Por isso que o Pilates é uma excelente ferramenta (quando bem utilizada) para promover saúde à sua coluna, ao seu corpo em geral.

Essa técnica, não só movimenta seu corpo, ela te ensina a entender e a escutar o que o seu corpo precisa. Ter consciência, autonomia, restaura a vitalidade física, revigora a mente e eleva o espirito. Uma transformação.

Claro, que existem outras atividades de condicionamento físico que você pode estar escolhendo, mas opte por aquela que te proporciona mudanças e novas atitudes, onde o profissional que te atende tenha coragem e sabedoria para enfrentar todas as crendices que lhe forem apresentadas.