Finanças será o tema da primeira noite da Bienal do Livro

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

19/10/2023 - 06:10

 

A partir desta quinta- feira (19), Jaraguá do Sul passa a respirar cultura, arte e empreendedorismo. É que a Bienal Internacional do Livro reunirá tudo isso, e muito mais, em um evento gratuito e com uma programação pautada em temas da atualidade como gestão de pessoas, inteligência artificial, saúde mental e diversidade.

Um dos nomes mais aguardados pela comunidade é a guru de finanças Nathália Rodrigues, mais conhecida pelo título de “Nath Finanças”. A empresária, administradora, escritora e youtuber, que se tornou a única brasileira a ocupar uma posição no ranking das 50 maiores lideranças do mundo da revista americana Fortune sobe ao palco já nesta quinta, a partir das 19h30, logo após a cerimônia de abertura do evento.

Ainda dentro da área de negócios, é confirmada a presença da autora Clarice Martins Costa, na sexta-feira (20). Com 30 anos de experiência na área de gestão de pessoas, a profissional é referência de renome na área empresarial, sendo atualmente presidente do Conselho Deliberativo do Instituto Lojas Renner, integrante do Conselho Deliberativo do Centro de Integração Empresa-Escola (CIEE) e do Conselho de Administração do Grupo Panvel.

Alê Garcia é outro grande nome aguardado pelo público. Aclamado como um dos creators negros mais inovadores do país pela revista Forbes, ele discutirá “Cultura: diversidade e negritude” na sexta-feira (27). O autor, que também é fundador do hub de cultura negra Casablack, é finalista do Prêmio Jabuti e um dos vencedores do Prêmio Fundação Biblioteca Nacional. E, no dia 28, o evento recebe Martha Gabriel, autoridade quando o assunto é inovação. Com experiências em áreas como tecnologia, marketing e educação, a palestrante de renome internacional falará sobre inteligência artificial, e apontará as principais tendências para este segmento.

O acesso a todas as palestras é gratuito, porém, os ingressos precisam ser retirados com antecedência, através do site www.eticketcenter.com.br/eventos.

 

SisTex, Sesi e Senai formam turma de tecelão de malhas

O SisTex, primeiro condomínio industrial de sistemistas têxteis do país, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), o Serviço Social da Indústria (Sesi) e a Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina (Fiesc), realizou o Curso de Tecelão. Foram 160 horas de capacitação e, nesta semana, no auditório do Sistex, aconteceu a formatura da primeira turma.

No total, 17 alunos receberam a certificação, que representa a oportunidade de buscar uma vaga em um setor da indústria que é um dos mais dinâmicos e representativos na economia do estado: o segmento têxtil. As aulas, teóricas e práticas, tiveram o intuito de preparar esses profissionais para executarem os processos de fabricação em tecidos de malha, de acordo com as normas e procedi­mentos técnicos de qualidade, segurança, higiene e saúde.

A formação foi totalmente gratuita, facilitando o acesso e, contribuindo para a força da qualificação no mercado de trabalho como um todo. Desta forma, o projeto cumpre um dos principais objetivos do SisTex, que nasceu com a missão de ser um apoio para a cadeia industrial, impulsionando parcerias, gerando conexões e, fomentando os negócios. De acordo com os organizadores , novas capacitações, na área têxtil, estão previstas na sequência, portanto, os interessados podem aguardar por novas aberturas de vagas.

 

Duas Rodas estará presente na Feira das Profissões

A Duas Rodas marcará presença na Feira de Profissões Futuro ON, promovida pela Universidade Católica de Santa Catarina, em Jaraguá do Sul, durante o dia de hoje (19) e, amanhã (20) e, em Joinville, no próximo dia 26. Em sua 5ª edição, o evento tem o objetivo de ajudar estudantes a definirem seu futuro profissional e oferecer oportunidades de trabalho para a comunidade.

Além de divulgar oportunidades de trabalho em áreas operacionais e administrativas e de estágio, a Duas Rodas apresentará aos estudantes e comunidade alguns produtos do seu portfólio, que atualmente reúne mais de 3 mil itens entre aromas, extratos naturais, desidratados, condimentos e aditivos, soluções integradas, ingredientes para sorvetes, chocolates, confeitaria e panificação, com as marcas Specialitá, Selecta e Mix; e insumos de nutrição animal, com a marca Statera.