Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Fiesc lança o Reinventa-SC com debate de líderes industriais

Crédito: Marcello Casal Jr.

Por: Pedro Leal

12/05/2022 - 05:05

A Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) promove no dia da indústria (25 de maio) o Fórum Reinventa-SC. O evento on-line integra a programação da Semana da Indústria e marca a nova fase do projeto Travessia.

Além do presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar, e do diretor de inovação da Federação, José Eduardo Fiates, participam Fabio Nazari, sócio líder do BTG Pactual; o diretor de Negócios Digitais da WEG, Carlos José Bastos Grillo; o CEO da Tupy, Fernando Cestari de Rizzo; o presidente da Whirlpool Latin America, João Carlos Brega; o diretor-executivo de Agro e Sustentabilidade da Seara Alimentos (JBS Foods), José Antonio Ribas Junior; e o diretor da Cia. Hering, Thiago Hering.

“Reinventa-SC é uma nova marca para a próxima fase do Travessia, que foi lançado pela Federação há dois anos, no cenário mais crítico da pandemia. Agora vamos em frente, com um conjunto de projetos e soluções discutidos nos últimos dois anos, confiantes de que a história de Santa Catarina prova que aqui o impossível não existe”, explica o presidente da Fiesc Mario Cezar de Aguiar.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

No evento do dia 25, os executivos apresentarão as transformações pelas quais suas respectivas empresas passaram ao longo destes dois anos, as estratégias adotadas, seus resultados e quais perspectivas estas companhias vislumbram para o futuro. A transmissão do fórum será feita no canal da Fiesc no YouTube a partir das 9 horas.

Usina

A Petrobras assinou no começo da semana um contrato com o Consórcio Toyo Setal HDT Paulínia, formado pelas empresas TSE e TOYO, para a construção de uma nova unidade de hidrotratamento de diesel (HDT) na Refinaria de Paulínia (Replan). O projeto permitirá à Petrobras incrementar em 10.000 m³ por dia sua produção de Diesel S-10 a partir de 2025, prazo previsto para a entrada em operação da planta.

Argentina

O governador Carlos Moisés recebeu na terça-feira (10) o embaixador da Argentina no Brasil, Daniel Scioli, e reforçou pautas de interesse mútuo, fortalecendo a relação comercial e de cooperação entre Santa Catarina e o país vizinho, na fronteira seca do Estado. Assuntos ligados à agricultura, ao turismo e à segurança, estiveram em debate na reunião que ocorreu na Casa d’Agronômica. O chefe do Executivo estadual destacou a forte parceria com a Argentina e apresentou números que demonstram a força de Santa Catarina no processo de retomada econômica pós-pandemia.

Plataforma

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) lançou em parceria com outros órgãos da América Latina, a plataforma Latam Projects Hub. A plataforma deve oferecer a investidores uma visão unificada de oportunidades de investimento em concessões, parcerias público-privadas e privatizações na região. Construída por iniciativa do BNDES, a nova plataforma incluirá informações estratégicas sobre os projetos.

Incentivo

O Congresso promulgou na terça-feira (10) a Emenda Constitucional 121/2022, que garante benefícios tributários a empresas de tecnologia da informação e comunicação e de semicondutores. A Proposta de Emenda à Constituição (PEC) foi aprovada pela última vez em dezembro do ano passado, no Senado. Segundo o presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a Emenda Constitucional aperfeiçoa mecanismos de austeridade fiscal e confere uma sistemática tributária específica para o setor de tecnologia.

Inflação

O Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), que mede a inflação oficial, de abril foi 1,06%. A taxa ficou abaixo da registrada em março (1,62%). Mas, ao mesmo tempo, foi o índice mais alto para um mês de abril desde 1996 (1,26%). Segundo dados divulgados na quarta-feira (11) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), a inflação acumulada em 12 meses chegou a 12,13%, acima dos 12 meses imediatamente anteriores e a maior desde outubro de 2003 (13,98%). A taxa acumulada no ano chegou a 4,29%.

Mais caro

Santa Catarina registrou o botijão de gás de 13 quilos mais caro do País, segundo dados do levantamento da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), com o botijão sendo comercializado a R$ 160 em Caçador. A pesquisa foi realizada em 3.907 pontos de todo o Brasil, entre 1º e 7 de maio.

Carros

A produção de veículos em abril ficou estável, com variação de 0,4%. No período foram produzidas 185,4 mil unidades, ante as 184,8 mil no mês de março. Na comparação com abril do ano passado, a produção indica queda de 2,9%, e no acumulado do ano o recuo chega a 13,6%. Os dados foram divulgados esta semana pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Pedro Leal

Analista de mercado e mestre em jornalismo (universidades de Swansea, País de Gales, e Aarhus, Dinamarca).