Fevereiro: “Mês de conscientização sobre a importância da saúde oral em cães e gatos”

foto: divulgação

Por: Coluna Pet

19/02/2024 - 09:02 - Atualizada em: 19/02/2024 - 15:32

Neste mês, o Hospital Veterinário Amizade, que integra a rede de Hospitais do Grupo Santa Vida, está lançando uma campanha de conscientização de suma relevância: “A importância da saúde oral em cães e gatos”.

Vale ressaltar que mais de 80% dos cães acima de 2 anos de idade, sofrem de algum problema dental. Assim que os dentes nascem, a placa bacteriana já começa a se depositar sobre eles. Se nenhum cuidado for tomado, o pet pode desenvolver a doença periodontal, com consequências graves em muitos casos. A placa bacteriana se deposita sobre a superfície dos dentes dos cães entre 6 a 8 horas após uma refeição e se aloja nos espaços entre os dentes e a gengiva. Com o tempo, ocorre a mineralização da placa, fenômeno que leva ao surgimento do tártaro.

Quais os riscos de não realizar a higiene oral?

A placa bacteriana é a principal responsável pela inflamação, causando a doença oral mais frequente nos cães e gatos: a doença periodontal ou periodontite. Essa doença, é um ataque às estruturas de sustentação dos dentes, o que inclui a gengiva, ossos e raiz dos dentes. As consequências podem ser locais (dor, salivação, mau hálito, perda dos dentes) e, muitas vezes, também sistêmicas. As bactérias e mediadores da inflamação podem se disseminar pelo sangue, levando a problemas mais graves (infecções renais, doenças cardíacas, febre., etc…).

Escovação regular dos dentes

Cuidar da higiene oral do seu cão ou gato é, portanto, uma necessidade que requer a escovação regular com produtos adequados para os pets. Além da escovação, produtos específicos para mastigação (petiscos) ou para adicionar à água de bebida, podem ser indicados para complementar um programa completo de saúde oral.

Limpeza profissional

Quando o tártaro está presente, a limpeza profissional é a única solução. Essa limpeza deve ser realizada sempre por um professional veterinário, sob anestesia geral. Após a limpeza profissional, é importante a manutenção dos cuidados orais em casa, pois a placa bacteriana volta a se acumular e a doença provavelmente irá reaparecer.

Para maiores informações, procure a equipe do Hospital Veterinário Amizade e agende uma avaliação odontológica hoje mesmo.

 

Seu Pet! Nossa Amizade!

“Rebeca e Malu cuidando dos dentinhos”

foto: divulgação

E já que estamos falando de saude oral, neste mês, duas Chihuahuas lindas – A Rebeca e Malu fizeram o procedimento de limpeza de dentes com a Dra. Mayara Colzani, no Hospital Veterinário Amizade.

Uma vez por ano, esta dupla dinamica, faz o procedimento de profilaxia dentaria para prevenir e evitar doenças mais graves e, assim, manter um “sorriso” pra lá de saudavel! Além do que, evitam aquele temido “bafinho de onça” que incomoda muita gente!

Rebeca é uma verdadeira bonequinha e adora que escove seus dentinhos em casa, já a Malu é um doce, porém rebelde para fazer a escovaçao! Mas o importante, é que cada uma com seu jeitinho de ser, mantenha sempre uma boca saudável e a saúde em dia!