Dois setores do Parque Vila Germânica cheios, com a energia nas alturas. Assim começou a tradicional Festa 60+ da 40ª Oktoberfest Blumenau. No espaço, milhares de idosos vindos de mais de 20 municípios de Santa Catarina e de outros Estados participaram, na última quinta-feira (23), da tradicional festa celebrada para os visitantes com mais de 60 anos de idade. O espaço se transformou em um palco de alegria, dança e celebração da cultura germânica, provando que a tradição e a diversão não têm idade. A programação especial, com apresentações folclóricas e muita música, foi dedicada a valorizar e integrar o público 60+ na maior festa alemã das Américas.
O prefeito de Blumenau, Egidio Ferrari, saudou os participantes reforçando o clima de inclusão e reconhecendo a festa como a mais segura e familiar do Brasil. “Somos todos jovens! Sejam todos muito bem-vindos à Oktoberfest Blumenau e à Festa 60+. Essa alegria de vocês contagia a gente a cada dia.”
O secretário de Turismo e Lazer, Ulysses Kreutzfeld, destacou que o evento é resultado de uma união de esforços de diversas secretarias. “Esse dia está maravilhoso com a presença de vocês. Desejo um dia feliz e agradável com muita música e dança.”
A presença de visitantes de longe reforça o sucesso e o carinho com que o evento é aguardado anualmente, reforçado pelas excursões, como a de Itapema. José Belegante, integrante de um dos grupos, destacou a experiência. “Já viemos mais vezes à festa, que é ótima, e esse ano está melhor ainda.”
Analice Santos de Miranda, de Balneário Camboriú, veio com 48 pessoas e resumiu a experiência. “É a segunda vez que eu venho durante o dia. É uma experiência maravilhosa. Estou amando a festa, muito linda.”
A animação contagiou e muitos participantes estavam vivenciando a Oktoberfest pela primeira vez. Antolina Laura Monteiro, de Criciúma, com 77 anos, celebrou a realização de um sonho. “Sonhei tanto e achei que nunca viria. Estou aqui, agradecendo a Deus. Estou adorando, está muito bom.”
Também de Criciúma e estreando na festa, Valdiria Bittencourt, chegou contente porque ganhou um chapéu característico da festa. “É a primeira vez que eu venho e estou achando ótimo, muita coisa bonita. Só via pela televisão e me perguntava: ‘será que eu nunca vou nessa festa?’ Mas graças a Deus, deu certo.”
Helena Santiago Stoeterau, coordenadora voluntária do grupo de Florianópolis, ressaltou o valor da festa para a integração. “Eu adoro a Oktoberfest. Depois que fundei o grupo, eu venho todos os anos e também quero trazê-las. Eu sou 80, mas elas são 60 mais.”
Veterana no evento, a blumenauense Marlene Toewe elogiou a organização. “Eu gosto de festa e esse ano a Oktoberfest está de parabéns pela organização.”
A realeza da Oktoberfest também esteve presente, expressando sua alegria em compartilhar “dança, cultura e gastronomia” com o público.