FERJ completa 50 anos com homenagem a egressos de 1978

Foto: Ivan Toffol/Divulgação

Por: Debora Volpi

02/09/2023 - 06:09 - Atualizada em: 02/09/2023 - 10:54

 

Concluir uma graduação é um passo importante na vida e na carreira. Em 1973, esse era um sonho ainda mais distante, foi nesse período que nasceu a Fundação Educacional Regional Jaraguaense (FERJ), hoje mantenedora do Centro Universitário Católica SC. A jornada histórica da instituição foi movida pela obstinação do Padre Elemar Scheid. Desde 1978 – data da primeira formatura -, mais de 10 mil acadêmicos colaram grau nos cursos de graduação da instituição. Para celebrar essa trajetória, os egressos do primeiro curso da FERJ receberam uma homenagem e um certificado alusivo ao cinquentenário.

“Estamos muito felizes com essa comemoração. A FERJ nasceu de um sonho e do apoio de muitos empresários. Mas ela nasceu mesmo por causa desses egressos, pois eles acreditaram que a educação é transformadora e o melhor caminho para mudar as coisas”, comemorou o reitor da Católica SC, Cleiton Vaz. Ainda dentro das comemorações dos 50 anos da FERJ, uma sessão solene que aconteceu nesta quinta-feira, dia 31, no auditório da instituição reuniu autoridades, colaboradores e imprensa.

 

1º Fórum de Desenvolvimento do Varejo da Região

O Grupo Partage, que adquiriu recentemente o Jaraguá do Sul Park Shopping, promoveu o 1º Fórum de Desenvolvimento do Varejo do município e região, na quinta-feira (31), na Scar. Dois painéis foram realizados com as temáticas “Tradição e Inovação em Jaraguá do Sul” e “Desenvolvimento do Varejo no interior de Santa Catarina”, com a participação de lideranças empresariais e representantes de entidades de classe.

O evento foi uma oportunidade única para se conectar com profissionais influentes do setor, trocar ideias, estabelecer networking e explorar as melhores práticas para alavancar os negócios. Na abertura do Fórum, o diretor Comercial e de Novos Negócios do Grupo Partage, Adriano Capobianco, compartilhou com os convidados informações sobre a história da Partage e confirmou a revitalização completa do shopping de Jaraguá do Sul, com obras de melhorias estruturais e também a futura alteração no nome do empreendimento.

“Nós vamos ajudar a desenvolver o cenário varejista da região”, anunciou. Foram painelistas do evento Ana Clara Franzner Chiodini, Vergimari Rodrigues Simões Pires, Adriano Capobianco, Luis Leigue, Thiago Sarmanho, Marco Morassi e Mauro Nomura. O jornalista Raphael Faraco foi o mediador do evento. Todos abordaram o desenvolvimento econômico de Jaraguá do Sul, os excelentes índices alcançados pelo município e a relevância do shopping para a cidade.

 

Vagas para mestrado

A UFSC Blumenau está com inscrições abertas para o Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional (Profmat), para ingresso em 2024. O curso é coordenado pela Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), com apoio do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa) e é oferecido em todo o país. Para a UFSC Blumenau, estão sendo ofertadas 20 vagas.O curso é voltado para professores em exercício da docência de Matemática das redes pública ou privada, portadores de diploma de curso de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação, em qualquer área, atuando na docência de Matemática na Educação Básica. As inscrições devem ser realizadas até às 17h do dia 6 de outubro, exclusivamente pelo site http://profmat-sbm.org.br .