No dia 10 de fevereiro vamos comemorar o Dia Mundial do Feijão.
Aqui no Brasil, ele é, certamente, o grão mais amado, e está presente em todos os lares.. É homenageado em samba ( água no feijão que chegou mais um”), lembrado com o a melhor comida feita pela mãe, e reconhecido mundo à fora na Feijoada, o prato típico nacional mais famoso.
Tem tantas variações: o feijão preto, o vermelho, o branco, o carioquinha, feijão de corda, manteiguinha, fradinho, mulatinho…e nomes que se popularizaram em diferentes regiões do nosso enorme Brasil. Assim também com os pratos feitos a partir dele.
Unanimidade mesmo é o feijão com arroz do dia- a-dia, O feijão é deixado de molho, geralmente na noite anterior, e preparado na panela de pressão, com folhas de louro. Ah, um caldo grosso e grãos macios é certeza de elogios à mesa! Mas o feijão também rende tutu, caldinho, vira feijão tropeiro, sopa, vira pastinha para aperitivo, salada e bolinhos como o acarajé.
Além de tradicional na mesa brasileira, o feijão é um alimento incrível. Rico em potássio que dá força aos nossos músculos, têm fibras e minerais. O feijão é pouco calórico e sacia a fome. É uma boa fonte de ferro, e para absorve-la é bom combinar sua ingestão com vitamina C ( daí teria surgido a tradicional laranja na feijoada?).
Por tantos motivos, o feijão é tão importante na nossa mesa! Que tal celebrar esse grão e valorizar a importância da comida de verdade para a nossa saúde e bem-estar?