Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Federação União Progressista se aproxima de João Rodrigues

Fotos: Divulgação/PSD e Waldemir Barreto/Agência Senado

Por: Ewaldo Willerding Neto

16/01/2026 - 06:01 - Atualizada em: 16/01/2026 - 06:34

Os últimos movimentos do governador Jorginho Mello (PL), de reaproximação com a deputada federal Carol De Toni (PL), estão colocando a Federação União Progressista mais perto do pré-candidato do PSD ao governo do estado, João Rodrigues. O entendimento é do coordenador estadual da Federação UP, deputado federal Fábio Schiochet (UB). A possibilidade cada vez mais cristalina do projeto de reeleição do governador ter Carol e Carlos Bolsonaro na disputa ao Senado, faz com que a pré-candidatura de Esperidião Amin (PP) se aproxime do prefeito de Chapecó. “Não podemos ter três candidatos para duas vagas. Entendo a posição do governador, afinal ele só está no cargo por conta do 22, mas não podemos ficar esperando. Vamos na direção de João Rodrigues”, disse Schiochet, com exclusividade à coluna. O trabalho, segundo ele, é mirar no segundo voto. Como mostrou a última pesquisa Neokemp, Amin é a segunda opção de quem vai optar por Carol De Toni e uma estratégia bem montada de campanha pode garantir a reeleição do senador.

Meta

Nos cálculos de Fábio Schiochet, quem alcançar entre 20% e 25% dos votos tem grandes chances de se eleger ao Senado. Na última pesquisa Neokemp, na pergunta “E para quem você daria o 2º voto ao Senado?”, Carol De Toni teve 27,8% das intenções, contra 24,2% de Carlos, 16,9% de Amin e 15,7% de Décio Lima (PT). “Temos uma briga boa pela frente”, projeta.

Esquerda

Cresce a especulação nos bastidores políticos de que Décio Lima deva ser candidato do PT ao Senado e não ao governo do estado, como aconteceu em 2022, quando levou a esquerda pela primeira vez ao segundo turno em SC. No entendimento de lideranças, as chances de Décio à Câmara Alta são maiores, no cenário de pulverização de candidaturas e duas vagas em jogo.

Clique e assine o Jornal O Correio do Povo!

Universidade Gratuita

Um webinário realizado pela Secretaria da Educação (SED) alinhou ações dos programas Universidade Gratuita e Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior Catarinense (Fumdesc). A iniciativa capacitou funcionários das Instituições de Ensino Superior (IES) a padronizar ações para dar início às inscrições, que começam nesta sexta-feira.

De bike

Foto: Divulgação/Marquito

O deputado Marquito (PSOL) iniciou, na quarta-feira, viagem de bicicleta para conferir projetos com temáticas como cultura oceânica, unidades de conservação, gestão de resíduos e turismo de natureza. O parlamentar saiu de Itapema rumo a São Francisco do Sul, num trajeto de 80 km, com foco no Cicloturismo e Mobilidade Ativa. A agenda será encerrada na sexta-feira.

 

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.