Fachadas Comerciais Modernas

Foto: Diculgação/Eixo11

Por: Eixo 11

08/11/2022 - 09:11 - Atualizada em: 23/11/2022 - 13:37

O planejamento de uma fachada comercial ou sua revitalização, é extremamente importante na arquitetura corporativa, pois tem o papel de influenciar a percepção do público e o conceito que o negócio deseja transmitir. Apostando em uma fachada com identidade própria e moderna, sua marca terá um grande diferencial, gerando impacto visual e atração de novos clientes.

Primeiramente, para elaborar um projeto de fachadas comerciais modernas é preciso considerar pontos, como: o nicho de mercado em que o seu negócio está inserido, os costumes deste segmento, quais são as tendências do local, características do imóvel, e as fachadas comerciais próximas. Esta busca com certeza poderá trazer elementos interessantes e inspirações sobre o que deve ser priorizado e o que deverá ser evitado no projeto.

Antes de fazer qualquer projeto, é preciso conhecer a legislação local e as leis municipais para entender o que é ou não permitido, no que diz respeito aos estabelecimentos comerciais e principalmente a acessibilidade. O mesmo vale em relação à variedade de acabamentos e pontos de iluminação, inclusive, as leis municipais podem estabelecer regras especificas para estes fatores.

Uma fachada de destaque, precisa valorizar a logomarca, explorando texturas, materiais diversos de acabamento com letras caixas destacadas. Outro fator de suma importância é a iluminação de maneira estratégica, para que as pessoas possam vê-la durante a noite mesmo que a loja esteja fechada. Quando a loja se destaca, isso faz com que fique gravada na memória das pessoas e, quando elas precisarem de um produto ou serviço, podem lembrar do estabelecimento como uma oportunidade.

A escolha dos materiais e revestimentos que vão compor as fachadas também são essenciais para representar o estilo arquitetônico e comercial, complementando o design e trazendo elementos que traduzem a essência do seu negócio. As fachadas de de vidro e metal, tem sido uma das grandes tendências atuais. O vidro sozinho traz um aspecto clean e se destaca pela sutileza, enquanto o metal constrói um aspecto mais sofisticado. Se bem combinados, estes materiais podem trazer muito requinte para o seu estabelecimento.

As fachadas comerciais em madeira transmitem elegância, aconchego e receptividade. Combinada com uma vitrine bem montada, pode traduzir o seu negócio e atrair a clientela. Dentre os materiais citados, o ACM se destaca como o mais versátil e acessível. Por ser maleável, possibilita um design mais arrojado e diferenciado, auxiliando no destaque e na diferenciação da sua fachada.

Deverá ser seguido um conceito único em relação, as cores e os pontos de destaque, sem incluir elementos em excesso, isto te ajudará a ter uma fachada diferenciada. Lembrando que essas cores também são utilizadas no projeto de design de interiores e em diversos elementos do negócio, possibilitando uma conexão com o interior do imóvel, criando um espaço mais harmônico.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram