Em meio às especulações, a deputada federal Carol de Toni confirma, como exclusividade para a coluna, que será candidata ao Senado em 2026. O anúncio coloca fim aos rumores de que ela poderia sair como vice do governador Jorginho Mello. Fiel ao projeto que vem construindo há meses, Carol afirma que segue em diálogo com lideranças e confia na coerência do trabalho desenvolvido. Segundo ela, a decisão de disputar o Senado foi tomada com base em compromissos firmados anteriormente e no respaldo das bases eleitorais. “As pesquisas mostram que estamos no rumo certo”, pontuou. Com apoio declarado do ex-presidente Jair Bolsonaro, Carol de Toni desponta como uma das principais vozes no estado. Mesmo diante da provável candidatura de Carlos Bolsonaro ao Senado por SC, ela adota tom conciliador, defendendo a união do campo conservador e o fortalecimento do PL. A confirmação da pré-candidatura consolida Carol como peça-chave nas articulações da Direita catarinense.
Futuro
Sobre trocar de partido para seguir seu projeto rumo ao Senado, Carol de Toni deixou em aberto. “Na política, nada é impossível, mas acredito, sinceramente, que até o ano que vem tudo estará resolvido dentro do próprio PL”. Um alinhamento com o Novo já foi cogitado. Não por ela, é verdade! Mas tempo de rádio e TV e estrutura partida têm que se levar em conta.
Prioridade
O presidente da Fiesc, Gilberto Seleme, ouviu do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, que a situação das indústrias de madeira e móveis é ‘a prioridade das prioridades’. Segundo ele, o governo federal solicitou a suspensão da tarifa de 40% enquanto as negociações estão em curso.
Futebol
Após reunião com dirigentes do Figueirense e do Marcílio Dias, o deputado Mário Motta (PSD) deu entrada a requerimento na Alesc para a criação da Frente Parlamentar do Futebol Catarinense. A ideia é discutir e apoiar políticas públicas voltadas ao desenvolvimento do esporte no estado. Motta espera contar com a participação de outras agremiações.
Agência AL

Foto: Divulgação/Agência AL
A jornalista Franciela Lima assume a Diretoria de Comunicação Social da Alesc. Jornalista por formação, atua há 15 anos na assessoria política. Desde 2018 segue na assessoria de comunicação do presidente, deputado Julio Garcia (PSD). A diretoria-ajunta é ocupada pela jornalista, Patrícia Schneider de Amorim, servidora efetiva da instituição.