Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Este ou aquele? – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

13/12/2024 - 07:12

Já foram feitas pesquisas de todo tipo para estudar a cabeça humana. Todos nós, por exemplo, desejamos alguma coisa, digamos, alguma coisa material, sapatos, roupas, jóias, carros, bebidas, tudo, de tudo. Quando os Estados Unidos era o líder de todo tipo de pesquisa, várias pesquisas foram feitas para saber das reações das pessoas diante de imprevistos. Um exemplo antigo, várias pessoas com desejos mais ou menos bem definidos foram levadas a uma grande loja, uma loja daquelas que tem de tudo. As pessoas não sabiam o que lhes esperava. Chegadas à loja, foi dito a elas que teriam 2 minutos para escolher o que bem entendessem, e o que fosse escolhido seria delas, de graça. Foi fácil? Fácil coisa nenhuma. A maioria está até agora pensando o que escolher e pegar. Quando temos múltiplas escolhas, mas só uma pode ser pegada a dúvida paralisa. É bem assim, somos assim. As nossas vacilações na vida resultam de incertezas, pensamos que desejamos isto ou aquilo, mas o desejo não passa de um mero pensamento sem base. Quando de fato sabemos o que queremos, decidimos na hora. Não faz sentido, por exemplo, que em torno de 70% dos que estão em sala de aula numa universidade não saibam de fato se querem ou não o futuro diploma. Não é invenção, é verdade pura. Vale para as amizades, vale para os casamentos, vale para o consumo de drogas, as pessoas vão indo e achando que estão indo certo. Falta-lhes a convicção da certeza. Quem tem certeza não erra nas questões vitais ou morais. Quantos e quantas dizem-se enganados por ela ou por ele? Não foram enganados, escolheram, mas escolheram muito mais pela necessidade de ter alguém ao lado do que por uma simpatia ou amor genuíno. Muitas pessoas saem à noite com a idéia de arrumar alguém, uma idéia mais das vezes disfarçada, disfarçada na própria pessoa. Aí está a porta aberta para os maiores erros da vida. A predisposição altera a percepção, se saio de casa com a idéia subversiva de arrumar alguém é bem provável que arrume. Vai dar certo? A probabilidade é de quase zero. Amor não se procura, acontece. Vale para tudo. Temos que ter certeza do que queremos, quem tem certeza não vacila e está sempre mais perto do “alvo”. Dúvida? Cruel!

FUTURO

Manchete: – Ano de 2024 – “Brasil fica entre os piores do mundo em exame de Matemática e Ciência de 4º e 8º ano”. O resultado vem de pesquisas da Trends in International Mathematics and Science. Mas em “compensação”, sabemos por aqui, ficamos na liderança de feminicídios e estupros.

CARÁTER

A fala revela o caráter. Fala, se queres que te conheça! O jogador Gabigol, que está saindo do Flamengo, viveu várias encrencas comportamentais no rubro-negro e agora, ao sair, vai para o Santos, diz que o Santos sempre foi o clube do seu coração. Um profissional de futebol ou de qualquer área não deve dizer isso, afinal, jogadores mudam de clube, nós mudamos de empresas… Profissionalmente, devemos amar no silêncio do nosso melhor esforço o local onde estamos. O resto é “revelar-se” leviano.

FALTA DIZER

Já falei aqui do ridículo de um shopping de Florianópolis ao vestir o Papai Noel todo de branco, para evitar questões “políticas” com o vermelho. E agora fico sabendo que em B. Camboriú estão vestindo o Papai Noel de verde e amarelo. Que falta de respeito com a tradição e de um “chega-pra-lá” bem dado nos autores da safadeza. O povo tem que reagir. Quem?

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.