“Esqueceu de tomar o anticoncepcional?”

Dr. Marcelo Langer.

Por: Marcelo Langer

28/08/2021 - 07:08

Essa é uma queixa muito frequente das pacientes e geralmente vem acompanhada de um leve ou um grande desespero/medo devido a possibilidade de estar grávida. Essa preocupação é genuína, afinal de contas quando uma mulher toma as pílulas de forma correta, sempre nos mesmos horários e sem esquecer nenhum dia, ela corre o risco de 7% de chance de engravidar. Se houver esquecimentos de horários ou dias, a chance se torna bem maior, podendo chegar até a 50% de chance de gravidez.

Aí com o medo, vem aquelas bobagens que acabamos fazendo, como por exemplo, o uso da pílula do dia seguinte de forma recorrente! Não é correto usar esta pílula de modo repetitivo, pois ela possui uma grande quantidade de hormônios que além de bagunçar o ciclo menstrual, pode ser usada apenas esporadicamente, justamente por isso, ela se chama anticoncepcional de emergência.

Mas estou falando sobre isso, pois tenho uma boa notícia. Você tem a opção de nunca mais precisar lembrar de tomar seu anticoncepcional. O mundo está evoluindo muito rápido e a medicina não ficou para trás. Hoje, temos métodos muito mais eficazes e de longa duração que você pode usar sem precisar ficar sempre lembrando. Estou falando dos métodos chamados LARCs, sigla que significa: método anticoncepcional de longa duração (em inglês). Os representantes desse grupo são os DIUs e o implanon.

Os Dius são um pouco mais antigos e provavelmente você já conhece, então aqui vou falar um pouco mais sobre o implanon. Ele é um implante hormonal com objetivo de evitar a gravidez, hoje ele está no topo dos métodos mais eficazes. A chance de engravidar com esse método é de 0,1% (bem abaixo dos 7% das pílulas). Aí você poderia pensar que você gostaria de um método que fosse 100% eficaz, nesse caso só existe um: a abstinência sexual, ou seja, não ter relações sexuais!

Outro benefício do implante é o que se remete ao título do texto, o médico introduz ele embaixo da pele do seu braço e ele ficará ali evitando que você engravide pelo período de 3 anos. Além disso, a quantidade de hormônios que é liberada diariamente na corrente sanguínea é muito pequena, menor do que as pílulas de baixa dosagem hormonal.

Infelizmente o implanon tem alguns efeitos colaterais e não servirá para todas as mulheres, portanto converse com seu ginecologista para saber se pode usar essa tecnologia da medicina.

Onde encontrar

O Dr. Marcelo Langer atende apenas consultas particulares na Policlínica Rio Branco que fica na Rua Barão do Rio Branco, 207, sala 5, no Centro de Jaraguá do Sul. Contato pode ser feito pelo telefone: 47 3275-1063 ou 47 99924-7779 (Whatsapp). Fique por dentro das novidades pelo Facebook e Instagram (@drmarcelolanger).