Escola em Tempo Integral é o modelo de aprendizado contemporâneo que poderá transformar a nação

Foto: Divulgação

Por: Editorial

05/09/2023 - 06:09

 

O modelo de escola em tempo integral representa uma proposta inovadora e transformadora na educação. Ele busca ampliar o tempo de permanência dos estudantes na escola, indo além das tradicionais quatro ou cinco horas diárias de aula, proporcionando uma experiência educativa mais completa e enriquecedora.

Nesse modelo, a escola se torna um espaço de aprendizagem integral, onde os estudantes têm a oportunidade de vivenciar diferentes atividades, tanto acadêmicas quanto extracurriculares. Além das disciplinas regulares, conteúdos adicionais como oficinas, projetos, práticas esportivas, culturais e sociais, passam a integrar o currículo, agregando valor ao processo de ensino e aprendizagem.

Outrossim, este formato valoriza e estimula as habilidades e talentos individuais dos estudantes, oferecendo oportunidades para que explorem diferentes áreas de interesse e desenvolvam suas potencialidades. O exercício da interdisciplinaridade e construção de conhecimento de forma mais contextualizada e significativa, proporcionando conexões entre as diferentes áreas do saber, e não restrita à sala de aula, é outra relevante vantagem desse modelo.

O Município de Jaraguá do Sul está inscrito no Programa Escola em Tempo Integral, instituído em julho deste ano pelo Governo Federal, com o objetivo de fomentar a criação de matrículas em tempo integral em todas as etapas e modalidades da educação básica. Vale evidenciar que todo e qualquer avanço na educação, é a certeza de um futuro melhor. Não há outro caminho sustentável e duradouro para se transformar uma nação, que não seja pela educação.