Escada como protagonista no seu projeto de interiores

Foto: divulgação

Por: Eixo 11

14/12/2022 - 05:12

As escadas são um elemento primordial em projetos de interiores, nas residências com mais de um pavimento. Além da funcionalidade, por representarem um elemento de transição e acesso superior, as escadas complementam a composição do espaço, tornando-se um importante protagonista na decoração.

Com diferentes possibilidades estruturais, formatos e materiais de acabamentos, a escada pode roubar a cena e influenciar significativamente no design e valorização do espaço.
Independente do modelo e estilo a ser escolhido, as escadas devem ter harmonia com os demais ambientes onde estará inserida.

O material da estrutura, do revestimento dos degraus e do corrimão ou guarda-corpo são fundamentais para definir estas ambientações. Aplicar a madeira, concreto ou concreto armado trazem um resultado mais rústico à decoração. Já a utilização de ferro, vidro, aço inox ou alumínio dão um ar moderno e sofisticado. O mármore e granito são muito utilizados nas ambientações mais clássicas.

Mas, qual o modelo mais indicado para sua residência?
Os tipos mais utilizados são a “escada em U”, a “escada em L” e a “escada reta”. Cada uma delas tem uma característica especial na composição do ambiente:

A Escada Reta, caracterizada por não apresentar curvas ou mudanças de direções, sendo as mais tradicionais e utilizadas. Geralmente requer um espaço maior, sendo também o modelo ideal para aproveitamento do espaço livre abaixo dela. Esse tipo de escada ganha modernidade na medida em que se insere a combinação ideal entre materiais e design. Por exemplo, para quem deseja ter uma escada moderna reta deve priorizar materiais como o concreto, o aço e o vidro.

As escadas com formato em L e em U também são muito comuns. A diferença entre elas é que o modelo em L forma um ângulo de 90º antes de continuar para o próximo nível, já a escada em U cria um novo patamar entre um patamar e outro. Ambos os formatos podem ganhar características modernas, especialmente no que diz respeito ao material com que são feitas.

A escada espiral, tem como principal característica, a sua curvatura acentuada, girando em torno de si mesma. Apresentam um elemento central de sustentação que também é o eixo do círculo formado pela escada. É utilizada principalmente por quem dispõe de pouco espaço, uma vez que a estrutura não exige uma área livre muito grande, ou para ambientes que serão pouco acessados.

Dentre todos os modelos de escadas modernas, a de estilo suspenso, também conhecida como flutuante, está entre as preferidas e mais cobiçadas. Elas possuem um design clean e aparência leve, são elegantes por natureza e ainda tem a vantagem receberem muito bem diferentes formatos, como o caracol, o em L, em U e o reto. Os projetos de escadas suspensas também podem receber diferentes materiais, como a madeira, o concreto e o aço.

Para valorizar ainda mais o estilo escolhido, opte por um efeito especial na iluminação da escada ou nos degraus com LED. É um recurso supermoderno, que traz sofisticação ao ambiente e também garante uma maior segurança para o uso noturno.

Onde encontrar a Eixo 11: rua Pres. Juscelino, 45, Ed. Ana Isabel, sala 02, Centro de Jaraguá do Sul • (47) 3370-0070 • 9 9942-6030 | FacebookInstagram