Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Errar é humano? – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

23/09/2024 - 07:09

A desculpa é tão antiga que acho que foi Adão quem a inventou. Adão chegou tarde à casa, Eva deu-lhe uma bronca e Adão se defendeu dizendo que errar é humano. Pegou. Pegou e até hoje dizemos isso para nos defender aqui ou ali… Digo isso porque errar é mesmo humano, mas também já foi dito que errar duas vezes, repetir-se no mesmo erro, é burrice, estupidez. Quantas vezes nos enganamos na vida? Incontáveis. Mais das vezes por negligência ou irresponsabilidade. Casamentos errados, quantos e quantos vemos e sabemos por aí? E sem falar em nós mesmos, vai saber… Por que tantos erros nos casamentos? Ou porque um deles não tinha olhos de perceber nem ouvidos de escutar ou então, pior mesmo, por interesse. Um barbarismo sem perdão. Vale para o trabalho que exercemos, trabalho que ninguém nos força a fazer, trabalho escolhido por nós, aceito por nós… E depois disso o sujeito, ele ou ela, vai gemer do salário? Pudor faz bem. Sim, tudo bem, é isso mesmo, “seo” Prates, mas o que o senhor diz das eleições, do voto popular, do voto de todos nós? Digo o que já disse, o povo escolhe quem tem a cara dele, sem tirar nem pôr. Mas o eleitor não admite isso, vota errado e depois diz que não era isso o que esperava do candidato eleito. Sim, mas antes do voto foi feita a “pesquisa” sobre a vida do candidato? Sobre o caráter dele ou dela, a vida familiar, os divórcios somados, a qualidade do trabalho, que tipo de trabalho, enfim, quem é a pessoa e tudo o que ela já fez. – Ah, mas como é que vou saber disso tudo por antecipação? Ué, como é que para outras coisas a pessoa dá voltas e voltas na quadra antes de decidir-se? Nossa história brasileira é lastimável. Pudera. Antes de tudo, houve a invasão dos europeus safados, ordinários e assaltantes de terras indígenas e depois a “colonização”, trazendo para cá todos os lixos humanos lá do continente deles… E depois disso, historicamente, descaso pela educação, negligências na saúde, oportunismos mercantis de todo tipo, candidatos escolhidos de acordo com os “comandos” políticos e tudo o mais que de sobejo conhecemos, não é mesmo, Brasssill? Mas fique claro, o que vier depois desta eleição vai ter a cara do povo que agora vai votar por maioria…

PAQUITAS

Cada um de nós ao falar se revela… A Globo andou trazendo para alguns programas especiais mulheres que um dia foram garotas e foram as chamadas Paquitas da Xuxa. Algumas foram encontradas e apareceram nos programas por estes dias. O que mais ouvi sobre as Paquitas do passado foi: – “Meu Deus, como ela está velha”! Os atolados da mente queriam o que, que as meninas continuassem meninas a vida toda? Atolados!

GANDHI

Ouvi o Mahatma Gandhi hoje de manhã. Fui à minha caixa de frases buscar uma mensagem e ela veio grudada nos meus dedos, enviada por Gandhi. Ele dizia: – “A saúde é o resultado não só de nossos atos como também de nossos pensamentos”. E eu digo mais enfático: vem essencialmente ou quase só dos pensamentos. Pensamentos envenenam ou energizam como uma Mega-Sena premiada. Raríssimos, todavia, acreditam nisso.

FALTA DIZER

Todo dia vejo uma imagem ou outra de crianças com cachorros na internet. Postagens dos pais. As imagens não enganam, há crianças que simplesmente estão com os bichos, outras passam naturalmente imagens de amor, de aproximação amorosa com os bichos. Essas crianças, as do amor, vão ser bem mais confiáveis na vida, aposto.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.