Equipe de robótica da Católica SC participa de festival de tecnologia em SP

Foto: Divulgação

Por: Debora Volpi

26/07/2023 - 06:07

Por Isabel Debatin
interina
Um festival de tecnologia, empreendedorismo, ciência e criatividade acontece em São Paulo até 30 de julho. É a Campus Party Brasil, a maior experiência geek do mundo, que já teve mais de 70 edições em 30 países. Dentro da Campus, acontece também a RCX – Robocore Experience, a maior competição de robôs da América Latina, que reúne equipes do Brasil e de outros países para disputar batalhas e desafios com suas máquinas inteligentes. Uma das equipes que vai participar da RCX é a Wickedbotz, da Católica SC, formada por alunos de vários cursos dos campi de Joinville e Jaraguá do Sul, como Engenharia Elétrica, Design e Engenharia de Software. A Wickedbotz existe há mais de 10 anos e já conquistou vários títulos, como tri campeã no seguidor de linha júnior (2017, 2018 e 2019), bi campeã no seguidor de linha pró (2017 e 2018) e bi campeã na categoria Trekking (2014 e 2022). Agora, ela vai em busca do tri campeonato na RCX. Nesta edição, a equipe irá disputar em arenas de luta, mostrando o que a inteligência artificial embarcada é capaz de fazer sem a intervenção humana. Além de outras cinco categorias diferentes: Trekking indoor, Seguidor de linha pró, Fairyweight, Antweight e Hobbyweight. O professor Manfred Heil Júnior, do curso de Engenharia de Software e mentor da equipe Wickedbotz, diz que a expectativa para a competição é grande. “Temos chances reais de alcançar um ou mais lugares no podium”, afirma.

Inadimplência cai pela primeira vez em 2023, afirma Serasa

O número de pessoas inadimplentes no Brasil teve em junho a primeira queda em 2023, aponta o Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas da Serasa. Foram registrados 71,45 milhões de negativados, uma redução de 450 mil pessoas em relação ao mês anterior. Esse volume representa uma queda de 0,63%. A última vez que o indicador havia registrado decréscimo foi em dezembro de 2022. Na comparação com junho do ano passado, quando os inadimplentes somavam 66,82 milhões, houve alta. O número de negativados representa 43,78% da população adulta do Brasil. A faixa etária que mais tem pessoas com nome restrito é a de idade entre 41 e 60 anos, que representa 34,8% dos negativados. Em seguida, está a faixa de 26 a 40 anos, que corresponde a 34,7% do total de inadimplentes. Também houve queda no volume total de dívidas, passando de 264,5 milhões, em maio, para 262,8 milhões, em junho, uma redução de 0,62%.

Fecomércio aponta que consumidor catarinense pretende gastar mais na compra de Dia dos Pais

Há poucas semanas de comemorar o Dia dos Pais, o comércio catarinense já deve se preparar para as vendas, já que a Pesquisa de Intenção de Compras da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Santa Catarina (Fecomércio-SC), aponta uma alta nominal de 6,0% diante do ano anterior, com valor estimado em R$ 194,77 para os gastos com a data. De acordo com os resultados, ainda dá tempo do empresário se preparar para a data, pois 55% dos entrevistados afirmaram que as compras devem ficar concentradas durante a semana que antecede a data comemorativa. Os locais de compra preferidos continuam a ser o comércio de rua (59,4%), seguido das lojas de shopping (21,4%) e das lojas virtuais (15,8%). E os presentes mais procurados serão vestuário (51,2%), calçados/bolsa (19,3%) e perfumes e cosméticos (16,3%). Presentear com alguma experiência também está nos planos dos entrevistados e em alta frente ao ano anterior. Cerca de três quartos dos entrevistados informaram que pretendem realizar algum tipo de passeio na data, situação muito diferente de 2022 quando 56,1% relataram que não iriam. A opção de almoçar/jantar na casa de familiares foi a mais recorrente (44,7%) seguida da intenção de ir a um restaurante (21,9%).