As provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 acontecem nos dias 5 e 12 de novembro em todo País. No primeiro dia, serão cobradas questões de Linguagens, Ciências Humanas e Redação. Na segunda etapa, será a vez de Matemática e Ciências da Natureza. O gabarito oficial será divulgado a partir de 24 de novembro e os resultados oficiais, em 16 de janeiro de 2024.
A redação sempre é um motivo a mais de preocupação, pois o tema surpresa requer domínio da regra culta e amplo repertório cultural, além da pressão do tempo. Luciana Merlin Morescki, professora de Língua Portuguesa do Ensino Médio do Colégio Marista São Luís, explica que os estudantes têm ritmos e processos diferentes de estudo, mas com algumas dicas é possível otimizar o tempo na prova:
- Leia o tema da redação
Leia o tema da redação primeiro e siga para as perguntas de múltipla escolha. Essa estratégia ajuda o cérebro a concatenar argumentos e ideias, sem perder tempo.
- Mapa mental
Elabore um esboço (um mapa mental) que lhe permita visualizar a estrutura do texto quando iniciar a escrita. Faça um rascunho primeiro, que deve ser passado a limpo.
- Atenção para a proposta de intervenção
Na proposta de intervenção, não se esqueça dos seguintes elementos: a ação, o que você propõe para melhorar a questão discutida; o agente, quem vai implementar essa ação, de forma específica; e o efeito, com a implementação dessa ação e como a situação será alterada por ela.
- Conecte suas ideias
Não se esqueça de usar conectivos para iniciar os parágrafos, pois eles ajudam a ligar as partes e a introduzir novas ideias. Alguns exemplos são: por consequência; como resultado; por isso; em virtude de; assim; pois; já que; uma vez que; portanto; de tal forma que.
- Não rasure
Evite rasurar o texto. Caso esteja passando o texto a limpo e cometa um erro, não risque. Procure usar expressões corretivas, como “digo” ou “melhor”.