Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Empresas da região são contempladas com incentivos fiscais do Governo do Estado

FOTO: divulgação/WEG Tintas

Por: Debora Volpi

09/05/2025 - 06:05

O governo de Santa Catarina acaba de autorizar uma série de incentivos fiscais para 55 projetos de 52 empresas visando a expansão e instalação de unidades no estado. Com a medida, as beneficiadas devem investir R$ 3,5 bilhões e criar 10,3 mil empregos diretos e indiretos, até 2028. A iniciativa ocorre por meio dos programas Prodec, Pró-Emprego e TTD 489. Os benefícios vão da postergação de ICMS (Prodec) à desoneração do imposto na aquisição de bens, mercadorias e serviços (Pró-Emprego). Já o TTD 489 autoriza limites adicionais para transferência de créditos para projetos de expansão de atividades ou criação de novos negócios. Na lista das organizações contempladas estão indústrias de setores como o têxtil, energia, agronegócio, alimentos, entre outros. Na região, a Weg Tintas, de Guaramirim, figura entre as beneficiadas e prevê a expansão e modernização da unidade. Já em Pomerode, a TDV Dental deve construir um novo prédio, de quatro andares, para expandir a sua produção de fabricação de materiais para medicina e odontologia.

Indústria catarinense apresenta saldo positivo na geração de emprego

A indústria catarinense encerrou o primeiro trimestre de 2025 com saldo positivo de 35,9 mil novas contratações, o segundo maior resultado entre todos os estados brasileiros no período. Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), compilados e analisados pelo Observatório Fiesc. O desempenho confirma o vigor da atividade industrial no Estado, especialmente em setores que mantêm forte conexão com o consumo das famílias, a produção interna e as exportações. A construção civil liderou a geração de empregos no setor industrial, com a criação de 9.425 postos de trabalho nos três primeiros meses do ano. O segundo setor com maior saldo foi o de têxtil, confecção, couro e calçados, responsável por 7,5 mil novas vagas no trimestre.

Estado possui 7,3 mil vagas de emprego abertas

Segundo dados do Sine, em Santa Catarina, o estado conta, atualmente com pelo menos 7,3 mil vagas de emprego abertas. As oportunidades estão distribuídas por diferentes municípios e contemplam diversos setores e níveis de qualificação. Do total, 325 vagas são destinadas a pessoas com deficiência (PCD). As regiões com maior número de vagas são a Grande Florianópolis, com 1.812 oportunidades, e o Vale do Itajaí, que soma 1,8 mil vagas. Para se candidatar, os interessados podem procurar uma das 140 unidades do Sine em Santa Catarina, munidos de documento de identificação, ou acessar o Portal Emprega Brasil, onde as vagas também estão disponíveis de forma online.

 

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.