O Ministério do Trabalho e os Correios lançam nesta sexta (30) e na próxima segunda-feira (3) os acordos de cooperação técnica para a emissão de Carteiras de Trabalho e Previdência Social (CTPS) em duas unidades do estado de São Paulo, em trabalho de teste.

Com isso, os trabalhadores já poderão retirar o documento nas agências dos Correios em São Bernardo do Campo e Presidente Prudente, sem custos.

O acordo, celebrado pela Superintendência Regional do Trabalho de São Paulo (SRT-SP), tem o objetivo de descentralizar a emissão de carteiras de trabalho e levar o serviço para mais perto da população, assim reduzindo as já conhecidas filas para a emissão de carteira.

A realização do projeto-piloto nas duas cidades foi decidida em comum acordo entre o Ministério do Trabalho e os Correios, dadas as necessidades de apoio técnico e estrutural para comportar a prestação do serviço.

Caso a iniciativa seja bem sucedida, o programa deve migrar para outros estados, como Santa Catarina.

Segundo o ministro do Trabalho, Caio Vieira de Mello, o objetivo da iniciativa é dar garantias ao trabalhador. “Não se pode falar em cidadania sem efetividade e é o que queremos: efetividade em todas as áreas do ministério”, ressaltou.

Para o presidente dos Correios, general Juarez Cunha, a capilaridade da estatal, somada à confiança que a sociedade deposita em seus produtos e serviços, possibilita uma forte sinergia com as ações da administração pública.

“Os Correios são a única empresa presente em todos os municípios brasileiros. Por meio desta importante parceria com o Ministério do Trabalho, damos início à emissão da Carteira de Trabalho e Previdência Social nos balcões das nossas agências, o que aproxima, ainda mais, o cidadão deste serviço oferecido pelo governo”, destacou.

O acordo tem vigência de 60 dias. A previsão é de que sejam emitidas mais de 530 carteiras de trabalho por mês nas unidades até 19 de dezembro.

Após a conclusão do projeto-piloto será avaliada a possibilidade de expansão do serviço para todo o Brasil, mediante trabalho de capacitação e cooperação entre correios e o Ministério do Trabalho.

Ainda não há previsão de, em caso de sucesso da iniciativa piloto, quanto tempo levará para a migração.

Balanço de descentralização

A CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Jaraguá do Sul promoveu, nesta quarta-feira (28), a última plenária mensal do ano.

A reunião, que contou com homenagens, premiações e convidados especiais, teve a presença de membros da diretoria e também de associados da entidade.

Um destaque da reunião foi o balanço das ações da CDL ao longo de 2018. Conforme o presidente, Gabriel Seifert, o ano foi de bastante trabalho, com todas as atividades sendo pautadas nos 50 anos da entidade, comemorados em agosto.

“Procuramos também nos aproximar ainda mais dos associados com a criação de dois núcleos estratégicos, o do Centro e do bairro Barra do Rio Cerro”, enfatizou. O trabalho de descentralização ainda envolveu as ações do CDL nos Bairros, iniciativa que abrangeu todas as regiões da cidade.

Câmbio na prática

"Câmbio na prática" é o tema de palestra no dia 6 de dezembro, às 8 horas, no Centro Empresarial de Jaraguá do Sul. O evento é gratuito, voltado a operadores de comércio exterior e gestores das áreas contábil, jurídica, importação, exportação e de negócios internacionais.

Iniciativa da Acijs, em parceria com o Núcleo de Negócios Internacionais da Associação Empresarial de Joinville (Acij) e a Advanced Corretora, o assunto será conduzido pelo professor Adílson Chaves, consultor do Siscoserv (Sistema Integrado de Comércio Exterior de Serviços) e coordenador da empresa de câmbio para a região Sul.

Fundada em 1999, a Advanced conquistou em 2015 o primeiro lugar junto ao BACEN  entre as corretoras de câmbio do mercado primário na importação e exportação de mercadorias e serviços.

Na palestra, o especialista abordará as rotinas operacionais envolvendo movimentações com moeda estrangeira e as normas do Banco Central em relação ao mercado internacional.

As inscrições devem ser feitas no site e mais informações podem ser obtidas pelo telefone (47) 3275-7059 ou pelo e-mail eventos@acijs.com.br.

Shopping atrai público com música

O clima de Natal vai embalar a hora do almoço, nesta sexta-feira, no Jaraguá do Sul Park Shopping.

A partir das 12h, o músico Ingo Reeck se apresenta com canções natalinas no piso L2, próximo às Praças de Alimentação.

Ele também retorna ao empreendimento, no sábado, a partir das 20h. O acesso é livre e gratuito.

 

Quer receber as notícias no WhatsApp?