Eleições 2024: Aplicativos facilitam acesso aos serviços eleitorais

Foto: TSE/Divulgação

Por: Áurea Arendartchuk

17/09/2024 - 06:09

Justiça Eleitoral disponibiliza gratuitamente uma série de aplicativos e canais on-line para que eleitores e candidatos possam acessar os serviços eleitorais e as informações sobre as Eleições Municipais de 2024.

A pessoa interessada pode consultar seu local de votação e dados do cadastro eleitoral, além de obter orientações sobre o pleito e acompanhar a divulgação dos resultados, entre outras informações.

Há também ferramentas que oferecem suporte na resolução de dúvidas, conferência de dados essenciais, envio de denúncias referentes a práticas ilegais em campanhas eleitorais e acesso a informações relevantes sobre as Eleições 2024.

Faltando menos de 20 dias para o pleito deste ano, que ocorre em 6 de outubro, os principais apps e canais da Justiça Eleitoral são:

e-Título: aplicativo móvel que fornece a versão digital do título eleitoral e que permite acesso rápido às informações dos eleitores, incluindo zona e seção eleitoral, situação cadastral, certidão de quitação eleitoral e certidão de crimes eleitorais.

Pardal: Permite denunciar propagandas eleitorais irregulares, com evidências anexas.

Sistema de Alertas de Desinformação Eleitoral: O Siadeaceita denúncias de desinformação e conteúdos enganosos.

Mesário: O aplicativo foi desenvolvido para treinar e auxiliar as mesárias e os mesários antes e durante as eleições

Boletim na Mão: O app realiza a leitura de QRCode contido no final do Boletim de Urna (BU) impresso na seção eleitoral, o que possibilita ao eleitor obter e visualizar uma cópia digital dos BUs em seu celular ou tablet.

Resultados: Criado pela Justiça Eleitoral, o aplicativo tem a função de informar, em tempo real, a apuração e os resultados das eleições pela tela do celular.

 

Senado vota seguridade especial para cooperados

O projeto de lei que estende o benefício da seguridade especial para membros de cooperativas, incluindo seus dirigentes, volta à pauta do Plenário do Senado nesta terça-feira (17).

Pela regra em vigor, a seguridade especial vale apenas para membros de cooperativas agropecuárias ou de crédito rural. Este projeto de lei PL estende o benefício aos membros de todas as cooperativas — exceto as de trabalho. De acordo com a proposta, a associação à cooperativa não descaracteriza a condição de segurado especial concedida ao trabalhador que exerce atividades majoritariamente no campo.

O projeto foi sugerido originalmente em 2007 pelo então senador catarinense Neuto de Conto (MDB). A versão que está na pauta do Plenário é um substitutivo proposto pela Câmara dos Deputados àquele projeto.

 

Evasão escolar

Representantes de uniões estudantis apontaram à Comissão de Educação (CE), na segunda-feira (16), as barreiras que levam alunos a abandonarem escolas e universidades. Os debatedores também cobraram iniciativas de combate à evasão escolar no novo Plano Nacional de Educação (PNE), previsto para durar de 2024 a 2034. A audiência pública foi a quarta reunião realizada no colegiado para debater a proposta de PNE, apresentada em junho pelo governo federal à Câmara dos Deputados, na forma do projeto de lei. Se aprovado pelos deputados, o texto será analisado no Senado. O novo PNE cria 58 metas para a educação no país e 252 estratégias para alcançá-las, válidas por um período de dez anos. Atualmente vigora o PNE 2014-2024, que foi prorrogado para até 31 de dezembro de 2025, enquanto o projeto de lei é analisado

 

Asas Solidárias

Foi foi aprovado, recentemente na Alesc, o projeto de lei do deputado Emerson Stein (MDB), que institui em Santa Catarina o Dia Estadual “Asas Solidárias”, a ser lembrado, anualmente, em 5 de maio. A data pretende homenagear a iniciativa de empresas e particulares que disponibilizaram aviões e helicópteros em ações voluntárias e solidárias voltadas ao resgate de vidas e ao transporte de doações para o Estado do Rio Grande do Sul, em razão da catástrofe climática ocorrida em 2024.

 

Notícias no celular

Whatsapp

Áurea Arendartchuk

Jornalista com mais de 20 anos de experiência, atuei como repórter, colunista, editora e assessora de imprensa.