Finalmente chegou a hora da população buscar a urna para exercer o direito e o dever mais importantes da nossa democracia, o voto.

Nas eleições deste domingo (15), além dos eleitores irem precavidos aos seus locais de votação com caneta levada de casa, com máscara, respeitando o distanciamento e regras definidas pelas autoridades sanitárias e a Justiça eleitoral por conta da pandemia da Covid-19, é essencial também que cada eleitor vá certo de quem vai escolher para prefeito e vereador.

Uma missão relevante e decisiva, pois coloca o futuro dos municípios nas mãos de políticos
que tanto podem tornar as cidades melhores, com oportunidades e ações para toda a população, quanto podem afundá-las, deixando-as paradas no tempo e sem o atendimento que seus habitantes merecem e devem ter.

Os governantes municipais têm o dever de fazer com que os impostos arrecadados da população voltem em obras e projetos em benefício do cidadão. E a eleição do bom político está no nosso voto.

Vale lembrar que, desde 1988, quando tivemos a Constituição aprovada, depois de um período longo de ditadura no País, o voto foi instituído e o sufrágio universal dá condições de que todo cidadão, a partir dos 16 anos, possa ir às urnas.

Esta configuração de participação política é a mais completa e justa forma de exercer a democracia no país. Portanto, a escolha deve ser feita com consciência política e após uma boa análise das propostas do candidato e de sua viabilidade de aplicação, além do histórico pessoal e político do postulante ao cargo político.

Existem eleitores que, justificando uma forma de crítica às eleições, defendem o voto
nulo ou branco. Mas a prática de anular o voto ou votar em branco não é uma forma eficaz de expressar o descontentamento com a política, pois, a partir do momento em que o eleitor deixa de atribuir seus votos aos candidatos, também fica mais difícil cobrar dos que assumiram a Prefeitura ou Câmara lá na frente.

Lembre disso neste fim de semana e vá consciente, certo e tranquilo da sua escolha. Não deixe de exercer o seu direito de votar.

 

Telegram Jaraguá do Sul