Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Ele viu as janelas do céu – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

24/03/2023 - 05:03 - Atualizada em: 24/03/2023 - 07:51

Vou falar do Antônio Banderas, ator espanhol que marcou e marca sua passagem no cinema. Banderas tem 62 anos, um guri. Um guri, mas já deixou sua marca na história do cinema, é um daqueles atores que não existem mais…

Quando tinha 55 anos, Banderas teve um infarto, um infarto daqueles de fazer a pessoa ver as janelas do céu bem de perto… Mas ele saiu da encrenca, recuperou a saúde. O infarto, todavia, lhe mudou a vida.

Só o que lhe passou a ter valor, conta Banderas, é a sua missão, o seu propósito: o cinema. Enquanto der, ele vai ouvir o estalo da claquete: Gravando! Banderas conta que dava muita bola, importância, para coisas de pouco valor na vida.

Aquelas que costumam cercar os famosos, aplausos fúteis, fotos, festas, enganações, tudo o que conhecemos a partir das redes sociais. Então, foi assim, o ator espanhol precisou levar um baita tombo para descobrir o sentido da vida.

Coisa muito comum com a maioria dos humanos. Vale, aliás, para os casamentos desfeitos. Ela ou ela vai embora, brigaram… Tempinhos depois, ele ou ela para, pensa e suspira: – Pô, ele (ou ela) não era tão mau, ou tão má assim!

E o suspiro de arrependimento sonha com a volta dele ou dela. É tarde. Fazemos muito disso na vida, dar importância ao que não tem ou tem mínima importância, e relaxar diante do que de fato nos alicerça a vida, como o trabalho.

Já me foi dito inúmeras vezes que eu pare de dizer que o trabalho é tudo ou de muito significado em nossas vidas. Vou continuar dizendo. Há dois tipos de trabalhadores, os que trabalham por um propósito e os que trabalham só pelo salário, os infelizes.

Afinal, que diacho é esse de não sabermos por que estamos aqui e qual a nossa missão? Se não tivermos um propósito, uma missão, babaus, vidas vazias, desespero, doenças e… Um abraço mais cedo na tirana da foice.

Todos os longevos, os centenários na vida, dizem isso, dizem que a vida tem que ter um propósito bem desenhado dentro de nós, de outro modo a partida vai ser mais cedo, afinal, por que ficar por aqui sem ter o que fazer, não é mesmo, Banderas?

VIDA

Leio de tudo um pouco e especialmente dou uma fuxicada na vida dos famosos. Gente com dinheiro, famosa, jovens, e muitos atletas ou ex-atletas. Muitíssimos com a saúde combalida, doenças sérias. Pessoas que se alimentam bem, comidas escolhidas, mas… Pifados. Por quê? Não lhes sei dos particulares da vida, mas com certeza as doenças vêm de cabeças encrencadas. Não adianta selecionar a comida se a cabeça andar em giros, “louca”, lá se vai a saúde. Mas eles não acreditam nisso… Trouxas!

VERDADE

A única coisa sobre a qual temos absoluto poder é o pensamento. Pelo pensamento podemos mudar a vida para melhor ou para pior. Verdade é incontestável, o diacho é mudar o modo de pensar. O meu horóscopo acaba de dizer que – “Um pouco mais de segurança para a alma continuar em frente, apesar de todas as dúvidas e dilemas que povoam a mente”. Que beleza, estou tentando desde ontem… Não é mesmo, Marco 9.23?

FALTA DIZER

Manchete da Folha – “Ações trabalhistas que citam assédio sexual triplicam nos últimos meses”. Covardes e “caídos” abusam… Só há uma saída: as mulheres se postarem fortes, hirtas, robustas desde o primeiro momento em que um vagabundo venha a se insinuar… Canalhas! Ferro e cárcere.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.