Ela tem razão – Luiz Carlos Prates

Por: Ewaldo Willerding Neto

15/07/2023 - 06:07

Se você, o João ou a Maria estiver achando que a grama do vizinho está mais verde que a sua, depende de você, só de você mudar a cor da sua grama. Essa mania que muitos temos de achar que ele ou ela é mais bonito, bonita que nós até pode ser verdade, mas… Muito depende da nossa autoestima e das verdades que adotamos. Há pouco, estava lendo, outra vez, declarações de pessoas centenárias. Desta feita, declarações de uma senhora japonesa, pobre, vive num vilarejo, tem 108 anos e ainda planta muito da comida que ela consome. Numa entrevista, ela repetiu o que outras tantas e tantas centenárias como ela já disseram. Perguntada sobre o segredo dela para a longevidade, disse que não sabia, mas que imaginava ser “uma vida simples, apreciando o pouco que temos e não lamentando o que não temos”. Ouvi e olhei para as nuvens… Será? Há muita verdade no que a japonesa disse. Mas será que só isso basta para termos saúde e uma longa vida centenária? Discutível. Agora, uma coisa é certa: para termos uma vida em paz, que é ou deve ser o desejo de todos, vida simples é o caminho mais curto para essa felicidade. Ou será que a leitora acredita que essas levianas que andam por aí se exibindo e trocando de marido ou de amante como quem troca de blusa são felizes? Coisa nenhuma! Apreciar o que temos e não viver se lamentando pelo que não temos pode parecer um forçado voto de pobreza, mas não o é. Aliás, o voto de pobreza, que um dia foi exigindo aos religiosos pregadores está ainda valendo? Gostaria mesmo de conhecer esses tipos “desapegados”, bah, se gostaria. Os religiosos que conheço nada têm de pobres… Ah, quase esqueço de dizer que todos podemos ser ricos, bem ricos, sem ter muito ou nenhum dinheiro no banco: basta enriquecermos a cabeça com bons conteúdos, ética e livros inesquecíveis. Comparações nos enfraquecem, lamentar o que não temos é sólida estupidez e esquecer o que temos é ignorância ácida. Nossa riqueza deve ser a vida. Devia-nos bastar. Tendo vida podemos transformá-la no que bem entendermos, desde que vivamos o desapego inteligente. Pensado bem, a centenária senhora japonesa tem toda razão!

ELAS

Sempre elas… Dia destes, fiquei sabendo de alguns maus momentos por que a cantora americana Adele passou. Ela sempre teve problemas de peso e andou por uns dias, diante de alguns shows que tinha que fazer, usando uma “cinta modeladora”. Essa cinta era muito usada pelas mulheres no passado. E essa cinta “aperta” tudo em torno da cintura, faz mal à saúde. E aí, eu pergunto: e por que os homens barrigudos não usam dessas cintas? Mulheres, deixem de ser paspalhas!

CEARÁ

Ê, Ceará, aplausos, meus amigos cearenses. Nós por aqui, os metidos do Sul, precisamos saber de modo altissonante que – o município de Sobral, cidade cearense, ocupa o 1º lugar no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, sendo exemplar pelo ensino em tempo integral. Vale dizer, as gurias e os guris de Sobral estão lá em cima em alfabetização, em leitura e tudo o mais para a idade deles. Ê, Ceará, cearenses, aplausos para vocês!

FALTA DIZER

Depois de uma festinha sempre alguém fica falando mal de alguém. Nós também fazemos isso. E um dos modos de não deixarmos mágoas, ranços e até silenciosos ódios é não falar em política (assunto imundo) e religião. Falar de política revela os “tipos” e de religião irrita os falsos pios. Shhhh…

 

Notícias no celular

Whatsapp

Ewaldo Willerding Neto

Jornalista formado pela UFSC com 30 anos de atuação.