Colégio Marista São Luís amplia experiência das crianças com diferentes abordagens de conhecimento
No poema “As 100 linguagens”, Loris Malaguzzi, criador da abordagem Reggio Emilia, afirma que: “A criança tem cem mãos, cem pensamentos, cem modos de pensar, de jogar e de falar… A criança tem cem linguagens (e depois, cem, cem, cem), mas roubaram-lhe noventa e nove”. Justamente para não reduzir as linguagens e a criatividade natural das crianças, a Educação Infantil do Colégio Marista São Luís oferece momentos diferenciados de aprendizagem aos pequenos.
São momentos de explorar a linguagem corporal, a musicalização e a língua inglesa, já nos primeiros anos de vida, de uma maneira lúdica e divertida. A coordenadora de Educação Infantil do Colégio Marista São Luís, Daniele Karin Franzner Fagundes, explica que especialmente na primeira infância, o aprendizado acontece de múltiplas formas e é possível explorar isso aliando o mundo lúdico. “Por meio de brincadeiras, de cantorias, e jogos simples, a criança pode aprender a compor música, a desenvolver a coordenação motora e até aprender outro idioma”, avalia.
Além das experiências e aprendizagens que as crianças vivenciam com as suas professoras de referência durante a semana, os estudantes da Educação Infantil contam com professores especializados em musicalização, linguagem corporal e língua inglesa.
Confira um pouco sobre como funciona cada área:
Linguagem corporal: expressão e movimento
O movimento é uma linguagem natural da criança, que está aprendendo a interagir com o mundo ao seu redor, assim como também desenvolve seu próprio corpo. Com intencionalidade e leveza, as crianças podem aperfeiçoar sua coordenação motora, equilíbrio, amplitude de movimentos, além de explorar a expressão de sentimentos de uma forma divertida e cheia de energia.
Linguagem musical: criatividade, ritmo e som
A musicalização é uma forma de expressão altamente criativa e que estimula diferentes partes do corpo e da mente. Por meio de atividades que envolvem o canto, diferentes instrumentos e ritmos variados, as crianças aprendem a desenvolver o senso rítmico, a conhecer notas musicais e até a compor suas próprias melodias. A música também estimula habilidades essenciais como o foco, concentração, trabalho em grupo e cooperação, entre outras.
Língua inglesa: brincadeiras bilíngue
Nos primeiros anos de vida o cérebro está apto a aprender um grande número de informações e as crianças evoluem rapidamente. Por isso, trazer um novo idioma nessa idade pode parecer muito mais fácil para elas. Por meio de brincadeiras de repetição, jogos e outras experiências lúdicas, os estudantes aprendem vocabulários básicos em inglês e se acostumam com a pronúncia de palavras essenciais para a comunicação em inglês.