Edição histórica do Femusc vai aquecer cultura e turismo da região

Foto: Divulgação/Femusc

Por: Debora Volpi

25/10/2024 - 06:10

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

A 20ª edição do Festival Internacional de Música de Santa Catarina (Femusc), lançada oficialmente esta semana na Scar, promete ser marcante para o município em diversos aspectos. Na cerimônia, a presidente do Instituto Femusc, Monika Conrads, falou em um “momento mágico” para Jaraguá do Sul, unindo a comunidade em torno da arte e cultura. Reconhecido como o maior festival-escola da América Latina, de 12 a 25 de janeiro de 2025, o evento terá 200 apresentações gratuitas e 50 oficinas programadas, atraindo músicos de todo o mundo e público de toda a região, mais uma vez consolidando a cidade como um polo de cultura e desenvolvimento. O festival também terá uma Colônia de Férias Musical para 160 jovens, reforçando seu papel na educação musical e na inclusão social. Em conjunto com a agenda, o Femusc apresentou uma nova identidade visual para celebrar seus 20 anos, criada pelo renomado artista plástico catarinense Luciano Martins. A escolha das cores preta e amarela para a comunicação da marca visa agregar sofisticação e acessibilidade ao evento. Com tantas novidades, o festival certamente impactará no turismo local, fomentando a economia, principalmente nos setores de serviços e varejo.

Roda-gigante será nova atração da Schützenfest

A 34ª Schützenfest, que iniciará no dia 7 de novembro em Jaraguá do Sul, anunciou que terá uma roda-gigante como atração desta edição 2024. O brinquedo, a ser instalado próximo ao estande de tiro olímpico no Parque Municipal de Eventos, terá acesso gratuito e vem para ampliar as opções de entretenimento do público infantil, além do já tradicional Espaço Kids, que oferece diversas atividades para divertir os pequenos com idades entre 0 a 12 anos. A estrutura, localizada no Pavilhão C, foi um sucesso em 2023 e deverá retornar ainda mais completa este ano. A intenção da festa é atrair cada vez mais as crianças – e por consequência, as famílias – motivo pelo qual a área foi estrategicamente expandida.

Oktoberfest 2024 estima gerar R$ 350 milhões em receitas

A Oktoberfest Blumenau comemora este ano um marco histórico: 40 anos consecutivos de realização. Reconhecida como a maior festa alemã das Américas e a segunda maior do mundo, ficando atrás apenas da Oktoberfest original de Munique, além do papel cultural, a festa promove grande impacto sobre as finanças da cidade. Junto à celebração das tradições germânicas, é sempre uma oportunidade de crescimento para negócios e de valorização do potencial da comunidade, sendo por muitos considerada indispensável ao calendário econômico local. Encerrando as atividades no próximo domingo (27), estima-se que esta edição venha a atrair um público total de mais de 600 mil pessoas e a gerar mais de 350 milhões de reais em receitas, tendo criado mais de seis mil vagas temporárias. Para muitos blumenauenses, esses empregos representam uma renda extra significativa ao orçamento familiar, funcionando praticamente como um “décimo quarto salário”.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Debora Volpi

Jornalista, especialista em Gestão de Negócios e Gestão da Comunicação Empresarial, empreendedora, Diretora da Entrelinhas e criadora de conteúdo.