Ecossistema de inovação, para que serve?

foto: divulgação

Por: Coluna Novale

28/02/2024 - 11:02 - Atualizada em: 28/02/2024 - 15:41

Nelson Netto – CEO do Novale Hub

Estes dias apresentei aqui o que é inovação e apontei como vem crescendo o desenvolvimento de novos negócios de inovação tecnológica em Jaraguá do Sul. Junto com o desenvolvimento de inovação vem a mudança de cultura de negócios, vimos cada vez mais eventos e metodologias com nomes estrangeiros, ouvimos diariamente os termos hackathon, Startup Weekend, brainstorming, equity crowdfunding, por exemplo, este fato comprova que a cultura de inovação está fazendo parte do dia a dia e sendo incorporada a nossa realidade local.

Esta mudança cultural não é um reflexo de estrangeirismos, mas sim uma etapa necessária da construção da cultura do empreendedorismo de inovação e toda produção técnica que vem com ela. Quando a cultura se estabelece ela é composta por um ambiente, cheio de contextos, comportamentos e dentro de um momento.

Neste sentido o ambiente é o Ecossistema de inovação, nele os negócios de inovação têm uma maior possibilidade de prosperar, visto que, inclui uma rede de organizações, recursos, políticas e culturas que facilitam o desenvolvimento e a implementação de novas ideias, produtos e processos.

Então o ecossistema é muito maior que um prédio ou espaço físico, ele é a composição feita pelo relacionamento entre, empresas, indústrias, associações e demais entidades presentes em uma cidade, região, estado ou país. Neste sentido o Centro de Inovação é uma das estruturas que provoca e oportuniza o desenvolvimento de inovação, mas ele faz isso tanto quanto uma indústria pode fazer isso individualmente.

Ainda parece confuso tudo isso? Vamos pensar nas funções e benefícios de um ecossistema de inovação então.

Para se estimular a inovação, são promovidas colaborações entre empresas, facilitando o relacionamento entre instituições de ensino, de pesquisa e startups, oferecendo um ambiente oportuno para a troca de experiências e projetos. Num ecossistema são oferecidos recursos financeiros, mentorias e a possibilidade de implementação de ideias inovadoras em conjunto.

Num ecossistema, verificasse movimentos de crescimento econômico, com o aumento do número de negócios vem a geração de empregos, impulsionando o desenvolvimento regional, que por sua vez atrai investidores interessados em novas oportunidades de negócios promissores.

Um ecossistema pujante incentiva o desenvolvimento sustentável, com ele são criadas soluções inovadoras que aperfeiçoam a matriz econômica vigente, auxilia na retenção de talentos, pois cria um ambiente atrativo com empregos de maior valor em remuneração e perspectiva de vida.

Promove o aumento da educação e da produção científica, exigindo profissionais mais capacitados em empreendedorismo, programação, design, engenharia entre outras áreas.

Pro fim, um ecossistema de inovação serve para criar um ambiente favorável ao desenvolvimento, implementação e adoção de novas ideias, impulsionando o crescimento econômico, a competitividade, o desenvolvimento regional e a cultura de inovação.

Patrocínio: