É fácil viver no céu – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

19/09/2023 - 06:09

“Arteiros” ao longo da História inventaram o “pecado”, sabemos que pecado é um delito que se não confessado em tempo hábil leva-nos para o inferno, ou algo parecido. Uma formidável invenção dos “arteiros” para manter súditos, escravos, subalterno sociais de todo tipo na soga do medo. Hoje o mundo é outro, poucos acreditam em “pecado”, os pecados de hoje são as transgressões das leis sociais. Burlou a lei, o ferro pega, tem que pegar. E nesse caso, o ferro pegando, o fora da lei paga pelo “pecado”, pela transgressão social. Uma pessoa pode perfeitamente viver sem medo de “pecados” e também sem graves inquietações. Sabemos que todas as moléstias humanas surgem de incômodos emocionais repetidos, danosos, mortais mesmo. Infelizmente poucos acreditam nisso, faz sentido, quem não sabe que a ignorância assumiu de há muito o poder? Muitos recorrerem às religiões para ganhar o céu, coitados. O céu está dentro de cada pessoa, esperando que a pessoa, é claro, afaste as nuvens pesadas que lhe costuma toldar à consciência. E não dá para dizer que é a ignorância que faz as pessoas viver no inferno quando bem poderiam viver no “céu”. Temos dezenas de hormônios de plantão dentro de nós. Cada hormônio tem uma função ou mais, sempre para o nosso bem, mas… Como qualquer coisa na vida, tudo o que é demais aborrece. O hormônio chamado para um momento inadequado vai nos envenenar o sangue e, se continuado, nos vai adoecer e matar. É não duvidar. Sim, mas como poderíamos viver no céu por aqui mesmo? Simples. Simples mas tão difícil como enxugar gelo… Viver com pouco é o primeiro passo, o pouco do suficiente. Mais é ganância e ganância envenena. Não carregar fundas invejas, não odiar a quem quer que seja, compreender e virar a página. Não alimentar alongados ressentimentos, respeitar quem nos respeita, não desejar vinganças, mesmo que dissimuladas… Sabemos bem desses “pecados” mentais, ô, se sabemos, mas… Todos nós temos doses desses venenos dentro de nós, ainda que gritemos, falsamente, que não… Enfim, vida simples, sem hormônios da luta ou dos rancores de plantão é o viver no céu, ainda que num barraco onde a chuva tenha mais goteiras que um chuveiro. “Ah, para por aí, Prates, melhor é viver no pecado”! É a decisão da ONU das populações…

CHAPÉU

Já foi dito que são muito safados os que cumprimentam com o chapéu alheio. Há um projeto tramitando em Brasília visando a que vire lei a obrigação de todas as empresas com mais de 100 funcionários de contratar 3% desses funcionários entre moradores de rua. Tem cabimento? Eu aposto todos os dedos como entre os simpatizantes dessa ideia estúpida não há um único empresário, empregador, aposto. Vão se coçar numa tuna e cumprimentar com o próprio chapéu…

TELEFONES

O Rio Grande do Sul é um Estado robusto, territorialmente grande. Pois em todo o RS só o presídio da cidade de Canoas tem bloqueador de celulares. E é por celulares que os mandões do crime mandam, passam recado, comandam, enfim. Por que no resto do RS e do Brasil não fazem o mesmo? Porque quem tem o poder de decidir não quer decidir… Aí tem…

FALTA DIZER

Horror. E os acomodados e endinheirados “dos poderes” que podem e devem fazer alguma coisa nada fazem… Em torno de sete mil crianças com menos de quatro anos são estupradas anualmente no Brasil. E, pior, só 8% dos casos de estupros chegam à Polícia. São números do Anuário Brasileiro de Segurança. Canalhada omissa!

Notícias no celular

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.