Há muitos anos ouvi um professor dizer que “brincando se aprender melhor e mais rápido”. É de pensar. Aprender engolindo goela abaixo não é uma boa, então, diante dessa verdade milenar, vamos à nossa conversa de hoje. Uma brincadeira? Você decide. Brian Tracy, escritor americano, escreveu um livro cujo título, traduzido, é – “Sem desculpas”. Nesse livro, Tracy fala de algo que vivo falando por aqui, ao meu jeito, porém… O americano diz que – “Todos os dias, a cada minuto, há uma batalha acontecendo dentro de você: o anjo sussurra que você deve fazer o que é certo, difícil e necessário, enquanto o demônio defende o que é divertido, fácil e de pouco ou nenhum valor. E a cada minuto do dia, você precisa lutar e vencer essa batalha caso queira se tornar tudo aquilo que é capaz de ser”. Literalmente isso, escreveu o americano. Um modo jocoso de dizer que nosso destino é escrito por nossos pensamentos. Mas temos como desculpa dizer que nosso modo de pensar nos foi empurrado pelos pais, pelos professores, por pessoas de todo tipo que passaram por nós. Boa desculpa, porém inócua e danosa à nossa vida. Nossos pensamentos têm raízes em nossos apegos e apegos fazem-nos sofrer. Se o apego for a algo muito bom, mas que não nos foi possível manter conosco, pronto, é leite derramado. Nascem a insegurança e o medo da perda eventual. Não por outra razão, os homens fétidos usam da violência contra a mulher diante de um mínimo gesto possível de serem abandonados, trocados por outro homem. Imagine se soubéssemos que na hora do sexo, ele ou ela, estivesse pensando em outra pessoa, será que seria um bom sexo? Nada de certezas, mas nossos pensamentos são ditadores implacáveis, eles ditam a nossa vida. Sobre o que temos poder na vida? Sobre nada senão pelos nossos pensamentos, e ainda assim… Dia destes repercutiu muito um crime cometido barbaramente por um “policial” em São Paulo, esse cara tinha sido reprovado nos exames psicotécnicos, psicológicos, porém… Um lado asqueroso da justiça impôs que ele fosse incorporado à instituição policial. Desprezaram o psicológico, os pensamentos do “bandido”, e com ele se misturaram. Deu no que deu. Os pensamentos nos comandam e nos revelam, no bem e no mal.
FRASES
Às vezes, com boa freqüência, quando me quero inspirar, vou à minha caixa de frases, uma caixa de sapatos, ponho a mão no escuro e pesco uma frase. Fiz isso há pouco e veio-me está provocação: – “O otimista é um pessimista mal informado”. Pô, eu estava esperançoso de uma frase positiva, energética e veio-me essa. Quer dizer que esperar pelo melhor é ser mal informado? Fechei a caixa, vou continuar “mal informado”, ué, gente!
PREPARAÇÃO
Você tem boas intenções, costuma fazer um bom trabalho e está com idéias de produzir algo muito interessante? Então, prepare-se para o laço que vai levar. É bom não esquecer que não importa o que você faça, se for bom ou se for mau, vai levar uma “sova” de críticas e desaprovações. É típico da condição humana, e a razão é bem simples: a maioria não devia ter nascido. Não sou eu a dizer é a História Humana…
FALTA DIZER
A vida é eivada de ganhos e perdas, mais perdas que ganhos, todavia, como não há como escapar desse “destino” humano a saída é ter um propósito. Sem esse propósito, que é um valor nosso, ninguém nos o pode tirar, a vida será um vazio ecoante e fastidioso, gerador da depressão incurável. Ao propósito!