“Duas top dicas de onde comer carnes em Florianópolis”

Por: Mariju de Lima

12/05/2019 - 00:05 - Atualizada em: 12/05/2019 - 12:18

As lojas de carnes ou açougues gourmet estão em alta faz um tempo e cada vez mais elas têm expandido o serviço como restaurante. Nesse tipo de restaurante é importante a figura do butcher expert, o açougueiro especialista, que é o profissional que faz o corte preciso e diferenciado das carnes com qualidade.  Eu, não nego a origem gaúcha que gosta de uma boa carne assada, trago dicas de duas casas de carnes neste estilo em Florianópolis com ambientes, atendimento e, principalmente, comida boa e de qualidade.

Boutiques de carnes estendem serviços para degustação no local

Le Cavalcante: cortes especiais e sobremesa única

O Le Cavalcante é um desses açougues gourmets, um tipo de boutique de carnes, onde a gente pode escolher no balcão o que vai consumir no próprio local. E é esse conceito que seguem: uma casa de degustação de carnes e vinhos. Não é um espaço para grupos grandes, são poucas mesas e ideais para duas pessoas e para quem gosta de um lugar mais intimista. Então chegar cedo ou reservar é sempre bom. Ah, e na sobremesa tem o já tradicional e único mousse de chocolate de casa que é imperdível. Fica na avenida Desembargador Pedro Silva 2274, à beira da praia em Coqueiros, num ambiente pequeno e aconchegante.

Cortes selecionados e bem servidos, mas não comi sozinha, não!

Fui algumas vezes no Le Cavalcante. Na última visita, comemos um entrecôte e um Le Cavalcante com (T-Bone) com legumes grelhados. É possível escolher pelo menu ou direto no açougue e as opções de acompanhamentos. As farofas são ótimas e as linguiças também. Experimentamos a campeira com tomate e cebola, que é sempre a nossa preferida. Mas também tem opções diferenciadas e igualmente deliciosas como a de maçã e figo, provolone, apimentada e toscana.

 

Decoração rústica

Linguiça campeira com tomate e cebola, uma delícia

 

OX Beef Club: cardápio internacional, ketchup de goiaba e baladinha

Outra casa que segue o mesmo conceito de carnes, mas vem com uma proposta mais moderna em vários ambientes e cardápio internacional é o OX Beff Club, em Coqueiros também. São dois andares com cheios de estilo. Muito lindo. Embaixo fica o açougue e  mesas para quem curte um ambiente mais calmo. Na parte externa um deck bem charmoso. No andar de cima o clima é de balada com som ao vivo e DJs no lounge. O espaço conta até com camarotes, palco e há um bar com uma seleção de drinks, vinhos, cervejas e bebidas sem álcool.

ketchup de goiaba é recita exclusiva no OX Beef

No cardápio, a casa propõe uma viagem, gastronômica pelo mundo com cortes e sabores dos continentes Americano, Europeu e Asiático. São opções completas com entrada, prato principal e sobremesa. Então as opções não se restringem às tradicionais carnes da maioria dos restaurantes. Pode-se comer frutos do mar também. O menu é muito variado nos petiscos e entradas.

Segundo piso tem clima de balada com música ao vivo e DJ

A minha estreia por lá foi degustando um corte tradicional de Prime Rib e batata frita. Aliás, a batata vem acompanhada com um ketchup de goiaba! Isso mesmo, uma receita exclusiva da casa. Adorei!

O Ox Beef Club também fica na Rua Desembargador Pedro Silva, 2344. Com menos de um ano já é ponto obrigatório na Via Gastronômica de Coqueiros.

 

Temporada de feijoadas

E a temporada de feijoadas começou! Os restaurantes estão investindo na feijoada aos sábados. Tem opções para todos os gostos, mas hoje vou citar apenas a do Lindacap que completou 55 anos neste mês de maio e já está com o buffet de feijoadas aberto com música ao vivo. Um restaurante familiar muito tradicional em Florianópolis e que mantém o bom atendimento e comida boa na mesa.  Também,  com a cozinha  sendo comandada há 51 anos pelo chef Ivo Schreiber! Ótima pedida pro próximo final de semana, acham?

Buffet de feijoadas está de volta no Lindacap todos os sábados – Crédito Divulgação

Caipirinhas do Boteco Zé Mané no Beer and Pork

As tradicionais caipirinhas do Boteco Zé Mané agora podem ser degustadas também em outro endereço: no Beer and Pork. A casa, que é referência em cervejas artesanais e pratos à base de carne suína, agora oferece também três das receitas das caipirinhas de maior sucesso no Boteco: Morancujá (morango e maracujá); Das coroas (abacaxi e morango); e Onça Pintada (bergamota e macarujá). As bebidas são feitas à base de frutas frescas, sem polpas congeladas. O cliente ainda pode optar por montar a sua caipira com o destilado da sua preferência: saquê, cachaça ou vodka.

Palestra gratuita com artistas no Masc

Dia 16 de maio, quinta-feira, estreia o programa Encontros no MASC, às 19h, com a reunião do curador Ylmar Corrêa Neto, responsável pela exposição Coleção MASC 70 anos; e o artista Rubens Oestroem, autor de três obras participantes do projeto Diálogos com o Acervo. A entrada é gratuita. O evento pretende  aproximar os profissionais das artes visuais e público em geral por meio de palestras e conversas com artistas, curadores, críticos de arte, educadores, colecionadores, galeristas e outros relacionados, preferencialmente, aos ciclos de exposições. O Museu de Arte de Santa Catarina fica no Centro Integrado de Cultura (CIC), Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600 – Agronômica – Florianópolis. A entrada é gratuita.

Espetáculo de dança em prol dos imigrantes haitianos

No dia 16 de maio, às 20h, acontece no Teatro Álvaro de Carvalho (TAC), em Florianópolis, a 2ª Mostra de Dança AJUDANÇA, com a participação de mais de 10 grupos e bailarinos. O evento vai arrecadar recursos para o Espaço Pixurum, que funciona no bairro Carvoeira e presta assistência a imigrantes haitianos. Os ingressos custam R$ 30 inteira e R$ 15 meia, sendo que os ingressos antecipados custam meia entrada e podem ser adquiridos na bilheteria do TAC, com os organizadores e bailarinos participantes. O Espaço Pixurum acolhe os imigrantes. Eles recebem auxílio com documentação, organização de currículos, busca de trabalho, cadastro na prefeitura para terem direito aos programas do governo (bolsa família, cesta básica, passe social), campanhas de arrecadação de alimentos, roupas. O local assiste atualmente 15 pessoas, mas já abrigou 23 refugiados. Informações: (48) 99972-5904.

 

Fundação Cultural Badesc exibe 3ª Mostra de Cinema Uruguaio 

A Fundação Cultural Badesc, em parceria com a Associação de Uruguaios em Florianópolis (Asurflo), apresentam de 14 a 18 de maio (terça-feira a sábado) a 3ª Mostra de Cinema Uruguaio na Capital. Nesta edição, serão exibidos cinco filmes premiados em vários festivais ao redor do mundo que foram lançados entre 2009 e 2017 e alternam nos gêneros ficção, drama e comédia. Os filmes serão exibidos gratuitamente às 19h e no sábado às 15h. Serão distribuídas senhas 30 minutos antes das sessões. Mais informações (48) 3224-8846.

 

Até a próxima!

Tem mais sugestões para a coluna? Escreve pra mim pelo e-mail marijudelima@gmail.com ou me manda um zap pelo (48) 9993-7622. Ah, e me acompanha no insta @marijudelima e no @mosquiridos.