DRE…V Demonstração do Resultado do Exercício … da Vida

Imagem: @anibal_2503

Por: Emílio Da Silva Neto

26/10/2023 - 10:10 - Atualizada em: 26/10/2023 - 16:56

 

Todo empresário, gestor e líder bem que sabe da importância de acompanhar de perto o DRE – Demonstrativo de Resultado do Exercício que, segundo contabilistas e auditores, resumem o “valor” gerado a um empreendimento, pois o DRE reúne os principais indicadores financeiros em um determinado período de tempo e mostra se o negócio está tendo lucro ou prejuízo.

Da mesma forma, toda pessoa preocupada com a sua saúde e que pratica assiduamente esportes para favorecê-la, precisa buscar na balança o resultado, isto é, seu peso, neste caso, ao contrário do DRE de uma empresa, preferivelmente, sempre menor … rsrsrs …

Mas, vale um senão: o lucro de uma empresa (R$) e o peso de uma pessoa (kG) não “dizem tudo” sobre o valor agregado, tanto ao negócio como à pessoa, pois muitos outros “dados” são necessários para uma análise e conclusão da situação como um todo.

Nisto, vale recorrer a outro instrumento administrativo, chamado “Análise SWOT”, cujo objetivo é extra DRE, aperfeiçoar a avaliação e a compreensão da atual situação de uma determinada empresa, facilitando a elaboração de um planejamento estratégico mais adequado aos objetivos da tal empresa, além de contribuir para a tomada de decisão.

A análise consiste no preenchimento de uma tabela que contempla o cenário interno e o externo do negócio, em que a sigla “SWOT”, em inglês, significa “Strenghts”, “Weaknesses”, “Opportunities” e “Threats” e, no português literal, “Forças”, “Fraquezas”, “Oportunidades” e “Ameaças”, respectivamente.

Sinteticamente, as forças retratam as diferenciações conquistadas pela empresa e que geram vantagens em relação aos concorrentes. As fraquezas, por sua vez, são os pontos fracos identificados no contexto interno do empreendimento e que lhe proporciona desvantagens dentro das suas operações. Em relação ao nicho de mercado em que se insere, as oportunidades contêm as possibilidades do negócio de prosperar ao explorar novos produtos ou segmentos de mercado. Por último, as ameaças configuram os obstáculos a serem enfrentados. Ou seja, por meio da “Análise SWOT” é possível entender os pontos positivos, os aspectos negativos, o que pode ser melhorado e o que pode atrapalhar o sucesso da empresa.

Em resumo, as forças e as fraquezas são as variáveis internas do negócio ou, extrapolando ao caso de uma pessoa, são as suas qualidades e defeitos. Em contrapartida, as oportunidades e as ameaças são as variáveis externas, isto é, aquelas do ambiente ou meio, à empresa ou à pessoa.

Mas, EMÍLIO, por que, afinal, o título “DRE…V, Demonstração do Resultado do Exercício … da Vida” ?!? Explico, sim !!! Vamos lá !!!

A cada vez que passo pela perda de um ente querido ou sei da partida de uma pessoa bem conhecida, pergunto-me se, em algum momento de sua vida, fosse feita uma “DRE…V” (ou até uma “Análise SWOT”), qual teria sido a sua conclusão e se esta teria tido poder de reorientar a trajetória de sua vida.

Sim, pois a partir das chamadas “missões de vida”, geralmente referidas a objetivos ou propósitos considerados como fundamentais para a existência de alguém, essas “missões” envolvem metas, como por exemplo, criar uma família, realizar conquistas pessoais e materiais, contribuir para a sociedade e alcançar a paz mental.

E quando, ainda, se soma a obrigação moral de cumprir essas missões “perante Deus”, isto vira uma questão complexa, pois dependendo das crenças individuais e culturais, há que se ter a responsabilidade de buscar entender a “tal vontade de Deus” para procurar cumprir Seus mandamentos.

Enfim, parar a cada capítulo do “livro da história própria” lembra o Shabat, o dia sagrado no Judaísmo, em que se faz uma pausa para descansar, refletir e orar, lembrando algo que até Ele, Deus, fez, no sétimo dia, para avaliar a obra e seguir em frente.

Ou seja, comprova-se, assim, a fundamental importância da análise e reflexão, intervaladas, para o progresso consistente no exercício da vida, inclusos o seu significado e propósito.

Livros 1/Insights, 2/Flashes, 3/Pitches e 4/Highlights,
disponíveis na Grafipel/Jaraguá do Sul
Também, com dedicatória personalizada, diretamente com o Autor
Emílio Da Silva Neto
PhD/Dr.Ing, Pós-Doc
www.consultoria3s.com
(Governança, Profissionalização e Sucessão Empresarial Familiar)
https://ocp.news/colunista/emilio-silva
(“Excelência no Dia a Dia”)
www.arcoirisespecialidades.com
emiliodsneto@gmail.com
47 9 9977 9595