O Departamento Nacional de Infraestrutura Terrestre (DNIT) abriu edital para a contratação de empresa especializada em estudos preliminares, ambientais e projetos básicos de engenharia para a implantação de um novo contorno ferroviário entre Jaraguá do Sul e Araquari. O projeto inclui túneis, viadutos e pontes, além da modernização de trechos já existentes, como o segmento que atravessa Araquari.
O lançamento do edital é resultado da mobilização liderada pela Bancada da Mobilidade Ferroviária, criada na Câmara de Vereadores de Jaraguá do Sul, para fomentar soluções como o contorno ferroviário e o transporte de passageiros sob trilhos.
Neste ano, a Bancada da Mobilidade Ferroviária, encabeçada pelo vereador Rodrigo Livramento (Novo), realizou mobilizações em conjunto com representantes do DNIT e do coordenação geral do Ministério dos Transportes do governo federal, solicitando que os projetos saíssem do papel com a liberação de recursos fundamentais para o andamento do projeto do contorno ferroviário.
A perspectiva para o começo próximo ano era de que sem as mobilizações realizadas, as verbas previstas para as ações poderiam ser cortadas.
Prefeito, vice e vereadores eleitos em outubro são diplomados em Guaramirim
O prefeito eleito de Guaramirim Adriano Zimmermann (PL) e o vice Dênis Lunelli (PL) foram diplomados na segunda-feira (16), no Salão do Fórum, em Guaramirim. Na mesma cerimônia também receberam o diploma da Justiça Eleitoral, os vereadores eleitos: Professora Maria Rosana (MDB), Cristiana Poltronieri (PL), Osvaldo Barbosa Preto (PP), Jocinei Borba (PL),
Marcelo Deretti (PP), Ademir Hubert (PL), Marildo Erthal (UB), Emerson Flores (PSD) e Jaime Decker (MDB).
Orçamento de 2025
O Congresso Nacional, em sessão conjunta da Câmara e do Senado, tem duas sessões agendadas para esta semana, uma na quarta e outra na quinta-feira (19), para votar o projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 e projetos que abrem créditos extraordinários ao Orçamento de 2024. O relatório preliminar do projeto da LDO de 2025 já foi aprovado na Comissão Mista de Orçamento (CMO). A previsão, agora, é votar o relatório final no colegiado, antes da sessão do Congresso. O impasse sobre as novas regras para emendas parlamentares e dúvidas sobre o que pode e o que não pode ser feito com essas indicações têm atrasado a votação do texto final.