Preocupado com a fila que às vezes ocupa a parte externa da agência dos Correios ao lado do terminal urbano, o prefeito Dieter Janssen se reuniu ontem com a direção da agência local e a de Blumenau, responsável por coordenar todas as unidades da região e de Joinville. Dieter demonstrou preocupação quanto ao descaso com que os munícipes que procuram atendimento no local são tratados. Há relatos em reportagens do O Correio do Povo de pessoas que já ficaram mais de três horas na fila. Nem mesmo a lei aprovada pela Câmara e sancionada pelo prefeito em março deste ano, que prevê que dos dias 5 a 15 de cada mês, os usuários sejam atendidos em no máximo 40 minutos e que nos demais dias o atendimento deve ocorrer em até 20 minutos, foi capaz de diminuir as dificuldades. Dieter também reclamou da mudança do horário de atendimento na agência, que passou a fechar para o almoço. Segundo ele, isso fez com que as filas aumentassem ainda mais. A preocupação também é com os trabalhadores que utilizam do horário de intervalo no trabalho para resolver alguma pendência. A informação dada pelas gerencias é que sem um concurso público fica difícil resolver o problema. Hoje a agência central dos Correios conta com apenas cinco funcionários atendendo no balcão, sendo que recentemente dois saíram por conta da aposentadoria incentivada. Dieter solicitou para que seja reavaliada a decisão de fechar a unidade no almoço e confirmou para próxima semana a vinda dos responsáveis pela direção estadual dos Correios para Jaraguá do Sul quando fará oficialmente o pedido para que sejam transferidos funcionários de outras localidades para o município.
Fôlego de iniciante
Aos 54 anos e depois de muitas campanhas, Nilson Bylaardt (PMDB) tem surpreendido seus aliados pela disposição em correr as ruas do município pedindo votos. A brincadeira é que Nilson tem inclusive ganhado nesse quesito do vice, João Deniz Vick, de apenas 30 anos.
Mobilidade, crise e bom humor
“Mobilidade é colocar moradia perto do trabalho. É preciso saber também que só rua bonita e vibrante faz as pessoas quererem caminhar”. Declaração do arquiteto Jaime Lerner, 78 anos, que governou Curitiba por três mandatos. Um documentário sobre a vida e obra dele teve estreia ontem. Jaime disse ainda em entrevista que os prefeitos não devem ter medo da crise, lembrando que fez parques com tubos e postes de madeira reciclados. “Dinheiro demais atrapalha. É preciso ter senso de humor, as pessoas precisam querer trabalhar com você”, aconselhou aos concorrentes à vaga de prefeito.
No Corticeira
Luiz Chiodini (PP), da Coligação Coragem para Mudar, aproveitou o feriado para fazer uma caminhada pelas ruas do bairro Corticeira, em Guaramirim. O candidato conversou com a população e falou sobre suas propostas. No sábado, o grupo marcou bandeiraço no centro da cidade, a partir
das 9h.
• Depois da coluna chamar atenção para ausência dos tucanos da alta plumagem em atos da campanha de Jair Pedri (PSD), o PSDB decidiu reavaliar sua estratégia. O deputado Vicente Caropreso, além de gravar vídeo apoiando Jair, acompanhou o candidato durante a agenda de 7 de setembro.
• No vídeo, Caropreso promete lutar ao lado de Jair Pedri para diminuir as filas e humanizar o atendimento nos postos de saúde.
• Nas redes sociais, Antídio Lunelli (PMDB) tem deixado claro que fazer a economia voltar a crescer e incentivar a geração de emprego estão entre as suas prioridades. O candidato diz que vai criar um Parque Industrial e um polo de Inovação. Além disso, projeta a emissão online de certidões e alvarás, para desburocratizar a máquina pública.
• Já o ex-prefeito Ivo Konell (PSB) tem destacado nas redes sociais que atender as mães que precisam de creches para poder trabalhar está entre suas metas. Ele promete construir novas unidades e ampliar as já existentes.
• Correndo por fora, Luiz Ortiz (PT) gravou um vídeo prometendo, se eleito, criar políticas públicas que impulsionem o turismo em Jaraguá do Sul. Cita como exemplo a rota germânica,
a rural e a religiosa.