Barack Obama, em 2020, respondendo sobre as intervenções do Exército Norte-Americano em conflitos, disse: “termos o melhor martelo não significa que devemos tratar todos os problemas como se fossem pregos”.
Sim, o diálogo sempre deve sobrepor o uso da força, independente da situação, sempre adaptando abordagens a situações profissionais específicas, sem apego a soluções ou ferramentas consideradas eficazes, mas acompanhadas de prejudicial rigidez.
Ou seja, não se pode ignorar as nuances e especificidades de cada situação, principalmente, querendo usar sempre o “martelo”, em vez de cultivar a flexibilidade, incentivar a colaboração e a criatividade, ouvir diferentes perspectivas, considerar alternativas e estar aberto a novas ideias.
Assim, não apenas encontramos soluções mais eficazes, mas também promovemos um ambiente de trabalho mais inovador e inclusivo, onde todos se sentem valorizados e motivados a contribuir.
Sim, OBAMA!!! Às vezes, em vez do “martelo”, mais vale uma “chave de fenda ou de boca” ou, até … uma flanela cor branca …