Hoje é dia primeiro de maio – Dia do Trabalhador – uma data muito especial para todos nós.
Somos todos trabalhadores. Do mais alto executivo ao colaborador mais humilde de uma empresa, passando pelo profissional liberal, o servidor público, o encarregado da limpeza, somos todos trabalhadores nessa grande obra que é a sociedade com seus complexos estratos sociais.
Entretanto, o crédito pelo dia 1º de Maio deve-se à ação de operários: no dia primeiro de maio de 1886, em Chicago, nos Estados Unidos, trabalhadores organizaram uma passeata reivindicando a redução de 13 para 8 horas diárias de trabalho. Esta manifestação resultou em uma greve que durou alguns dias, com conflitos entre manifestantes e policiais que deixaram feridos e mortos de ambos os lados.
Alguns anos depois, países como a França e a Rússia, decretaram feriados nacionais no dia primeiro de maio para homenagear as vítimas desses conflitos.
Aqui no Brasil o Dia do Trabalhador é celebrado no dia primeiro de maio com feriado nacional desde 1924, há exatos 101 anos.
Antigamente, o primeiro de maio era uma data de protestos, manifestações e greves por melhores condições de trabalho, movimentos que trouxeram várias conquistas importantes para os trabalhadores como a jornada diária de oito horas de trabalho, férias e as leis trabalhistas.
Na atualidade o dia primeiro de maio tem um caráter festivo e homenageia o trabalhador, com comemorações, festas populares, shows e desfiles.
O mundo vem evoluindo ano após ano e hoje vivemos com muito mais conforto do que os nossos avós. Isso se deve às riquezas geradas pelo trabalho, acumuladas nesses anos todos; o trabalho de todos, de inventores a operários, contribuiu para as facilidades que temos hoje.
Fica aqui a minha homenagem aos trabalhadores da indústria, comércio e serviços e meus votos que este tenha sido um dia muito feliz.
Que todos tenham desfrutado um merecido feriado com suas famílias e amigos, em paz e com muita alegria.