O descaro me deixa irritado, mas seria deselegante dizer a você o que penso dos tipos que buscam blindagem em suas safadas ações. Vamos lá, todos nascemos vulneráveis, por mais que cuidemos da saúde o bicho malfeitor de alguma moléstia nos pode derrubar. Vacinas, boa alimentação, exercícios físicos, cabeça arejada, tudo isso nos ajuda, mas não nos traz um escudo de aço que nos possa defender de modo incondicional, todavia… Podemos ser invulneráveis no caráter, na personalidade erguida sobre os princípios de uma boa educação familiar e dos preceitos pregados na Educação Moral e Cívica. E assim poderemos dormir tranqüilos, nada nos vai tirar o sono. Todavia, buscar “blindagem”, isto é, uma defesa fácil e assentada sobre um safado projeto de lei que vise a uma defesa fácil e longe do Judiciário é uma safadeza a exigir pena perpétua ou pior que isso aos seus aprovadores… Volto ao epicentro da nossa conversa, “blindagem” é possível a todos, a todos que vivem ou venham a viver dentro da lei. Pessoas cumpridoras dos deveres, respeitosas às famílias, fieis às suas esposas, profissionais voltados ao aprendizado permanente e às melhores ações enquanto trabalham são tipos que não precisam de blindagens judiciárias, eles já vivem blindados. Blindados pelo caráter inatacável. E é isso que as famílias devem dizer e ensinar às suas crianças, ficar rosnando contra este ou contra aquele e não admitir a pessoa que ela vive fora da blindagem da ética é comportamento a merecer um chicote… Afinal, esses tipos vivem criticando Deus e o mundo, mas não se olham no espelho, como os espertos em Brasília que quiseram aprovar o tal projeto de lei, o das blindagens. Blindem-se com ética, como boas leis visando ao bem social, justifiquem em 5% que seja o voto que ganharam dos “não blindados da ética” nas eleições. Na política, assim como nas famílias, os frutos não caem longe do pé. E também não esquecer que – “Quem não deve não teme”. Há muitos safados que pintaram e bordaram e agora estão tremendo de medo… Não tivessem feito o que fizeram ou tentaram fazer estariam agora respirando aliviados, sem precisar inventar falsas doenças para uma falsa blindagem. A melhor blindagem na vida é a honestidade, uma graça de Deus. Todos podemos nos abrigar nessa blindagem, sem inventar histórias.
CRIATIVIDADE
Todos temos imaginação criativa, muitos, porém, a deixam passar batido, mas essa imaginação cria e criou impérios financeiros ou histórias pelo resto da História, como, por exemplo… A imaginação criativa religiosa, a que inventou todas as religiões que andam pelas esquinas. Tudo invenção de caras espertos e fundamente interessados em poder, constrangendo pessoas, dando medos a elas. Deu no que deu…
MEDO
O que temos na cabeça nos fortalece a saúde ou nos abate facilmente. O medo, por exemplo, atrai doenças; a ausência de medos aumenta-nos a fortaleza do corpo. Histórias antigas contam de médicos humanistas que se meteram no meio do mato para tratar de pessoas infectadas gravemente em epidemias e eles, médicos, nada pegaram ou pegam. A disposição de generosidade e a ausência do medo fortalecem as defesas do corpo. Tudo comprovado, virtudes, características de poucas pessoas…
FALTA DIZER
Numa psicoterapia descobre-se, por exemplo, que o cliente lutou durante muito tempo para comprar uma determinada casa. Comprou a casa, mas… A pessoa continuou infeliz, a casa não lhe mudou o ânimo na vida. Razão? Nós não moramos na casa em que moramos, nós moramos em nossos pensamentos. Se eles forem negativos nem o paraíso nos salvará…