Desembarque no PSDB deve ser anunciado hoje (11)

Por: OCP News Jaraguá do Sul

11/10/2016 - 09:10 - Atualizada em: 11/10/2016 - 10:29

Publicamente ninguém do PSDB se manifesta ainda. Mas como a coluna vem afirmando, o clima no ninho não é dos melhores. Na noite de ontem, uma ala do partido se reuniu em torno da presidente afastada, Marcia Alberton, e de Niura Demarchi, que ocupou uma cadeira de suplente no Senado e foi candidata a vice de Moacir Bertoldi pelo partido, em 2012. É grande a chance de desembarque de mais de 30 pessoas que saíram da eleição insatisfeitas com a conduta dos tucanos da alta plumagem.

Em meio às queixas, o deputado Vicente Caropreso ensaia formar uma comissão provisória para dar força a Irineu Pasold e a Lio Tironi, o que também desagrada o grupo. Fonte da coluna afirmou que entre hoje e sexta-feira os descontentes devem divulgar uma carta explicando as motivações. Dois integrantes da executiva já deixaram o PSDB nas últimas semanas, Luis Pauli e Wilson Bruch, e agora a revoada promete ser maior, envolvendo a candidata à vice-prefeita e atual presidente do partido, ou seja, uma liderança considerável no ninho.

linha azul

Pepistas se organizam 

pagina 4

O presidente do PP, Ademir Izidoro, reuniu ontem os vereadores eleitos Anderson Kassner e Celestino Klincoski, além do assessor parlamentar João Berti, que representou o reeleito Eugênio Juraszek para traçar estratégias da atuação em bloco. Uma das definições é o apoio para que Kassner seja o candidato do partido à presidência da Câmara. “A comunidade está pedindo e ele tem nosso total apoio”, disse Izidoro, que nos próximos dias pretende reunir os 15 concorrentes do PP à Câmara para fazer um balanço dos trabalhos.

linha azul

Rincos diz que analisa defesa

Relator da comissão processante que avalia o pedido de cassação do mandato de José de Ávila, Arlindo Rincos (PSD) diz que ainda está avaliando a defesa do presidente da Câmara e que em 15 dias apresentará seu relatório. No setor jurídico da Casa, entretanto, a informação é de que Rincos tem até esta sexta-feira para apresentar a tese, defendendo a continuidade dos trabalhos ou, então, pedindo o arquivamento da comissão.

A falta de transparência do relator e do presidente do grupo, Jeferson Oliveira (PSD), só levanta dúvidas em torno das investigações. Nem mesmo o denunciante, Dinalberto Moreira, teve acesso à defesa protocolada por Ávila.

linha azul

pag 4 2

linha azul

Inquérito

O Ministério Público instaurou inquérito para apurar suspeita de que a prefeitura de corupá tenha utilizado materiais, máquinas e mão-de-obra públicos em propriedades particulares.

linha azul

 

EM FOCO

Armindo Sesar Tassi (PMDB) diz que protocolou ontem sua defesa no Tribunal Superior Eleitoral. O principal argumento é de que ele não era responsável pela distribuição de macadame.
“Eu vou assumir a Prefeitura, é o que o povo quer, e o Dávio Leu vai responder mais um processo. Vai ter que provar que eu
comprei voto”, avisa.

•••

“Só vou falar de cargos a partir do dia 1º de dezembro. E agradeço aos presidentes dos partidos que entendem a minha posição”. Do prefeito eleito de Guaramirim, Luiz Chiodini, sobre boatos de que Evaldo Junckes (PT) teria sido convidado para assumir a Águas de Guaramirim. Chiodini diz que primeiro quer conhecer toda a estrutura, desenhar uma reforma administrativa, para depois formar a equipe. Ontem, ele se reuniu com Lauro Fröhlich (PSD) para dar início à transição.

•••

Quem também não começou a formar a equipe foi o prefeito eleito de Jaraguá do Sul, Antídio Lunelli (PMDB). Por enquanto, o empresário tem se dedicado
à análise dos números.

•••

Se Natália Petry assumir uma secretaria em Jaraguá do Sul, Jackson Ávila é o primeiro suplente do PMDB. Do PP, o primeiro suplente é Luís Fernando Almeida.

•••

Apesar de não ter vencido, o PMDB de Guaramirim continua a ter força expressiva no município, fez 47,23% dos votos válidos na majoritária e elegeu quatro vereadores. Depois, PP e PSD fizeram dois vereadores cada. O cenário favorece, em tese, a dobradinha Dieter Janssen – Carlos Chiodini para Assembleia Legislativa e Câmara Federal.