“Deputados reforçam importância da vacinação e alertam para segunda dose”

Foto: Divulgação

Por: Ewaldo Willerding Neto

12/07/2021 - 17:07 - Atualizada em: 12/07/2021 - 17:28

Os números do Vacinômetro que estão disponíveis dentro do site coronavirus.sc.gov.br, do Governo do Estado, apontam que em Santa Catarina 3.051.017 pessoas já tomaram ao menos uma dose de vacinas contra a Covid-17, o que representa 42,07% do total. Desses, 1.002.717, ou 13,83% da população catarinense, já receberam as duas doses e fecharam o ciclo da imunização. Dentro dos grupos prioritários, os números sobem: 94,46% já receberam ao menos uma picada e 39,38% concluíram a estratégia de proteção contra o coronavírus.

Os dados são animadores e não permitem relaxamento neste momento A vacinação é um ato necessário para proteção individual e coletiva, mas para ser totalmente eficaz tem que ser aplicada em duas doses para garantir a imunidade e prevenir óbitos, nos casos graves da Covid-19, e conter a pandemia, independente da marca do imunizante. Essa é a avaliação de médicos e deputados integrantes da Comissão de Saúde da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), que defendem uma maior conscientização das pessoas sobre a importância da segunda dose da vacina e de já planejar a compra de reforços anuais.

O deputado Neodi Saretta (PT), presidente da comissão, defende que o Estado precisa avançar mais. “O governo tem que ser pró-ativo, pensar no futuro.” O deputado Dr. Vicente Caropreso (PSDB), único médico entre os 40 parlamentares, afirma que a vacina é a solução para o enfrentamento da pandemia. “É importante que desde vereadores, prefeitos, secretários, governadores e principalmente, o presidente da República, incentivem, além da vacinação, o uso de medidas preventivas. Enquanto as pessoas não se vacinarem é preciso se cuidar, com uso de máscaras, álcool em gel e o distanciamento social.”

 

 

Governador Carlos Moisés postou vídeo destacando lançamento do projeto | Reprodução

INOVAGOV SC

Uma ação inédita vai reunir o governador Carlos Moisés da Silva; o presidente da Alesc, deputado Mauro de Nadal; o presidente do TJSC, Ricardo Roesler; além do chefe do MPSC, Fernando Comin e o presidente do TCE, Adircélio de Moraes Ferreira Júnior no lançamento do INOVAGOV SC, um projeto que visa fomentar a inovação no setor público de Santa Catarina. O lançamento oficial será nesta quinta-feira, 15, com a participação dos representantes de poderes e órgãos. Vídeos sobre a ação já estão no Instagram dos integrantes da ação.

 

Primeira infância

A assinatura do Pacto Nacional pela Primeira Infância, iniciativa do Poder Judiciário em prol da consolidação do Marco Legal da Primeira Infância, foi um dos assuntos debatidos durante a reunião do grupo de trabalho (GT) Ações contra a Violência às Crianças e Adolescentes, promovida na manhã desta segunda-feira, 12. O GT é vinculado à Comissão de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente da Assembleia Legislativa e foi instituído com o objetivo de articular órgãos e instituições que compõem a rede de proteção da criança e do adolescente. A deputada Marlene Fengler (PSD), presidente da comissão e coordenadora do GT, explicou que nesta fase do trabalho está sendo feito um diagnóstico das ações desenvolvidas por cada instituição parceira.

 

Rodovias

O deputado Silvio Dreveck (PP) voltou a destacar na Alesc a necessidade de obras de infraestrutura. O parlamentar defende investimentos na revitalização da SC-418, entre Joinville e São Bento do Sul, para favorecer toda região Norte do Estado, beneficiando a exportação dos produtos pelos portos da região. “De Pirabeiraba, em Joinville, a São Bento do Sul, são cerca de 60 quilômetros que mereciam uma duplicação”. Outra rodovia defendida pelo deputado é a SC-414, em Itaiópolis.

 

Veículos

O deputado federal Hélio Costa indicou 4 veículos para a Polícia Civil de Santa Catarina. Um vai para a unidade de Xaxim, no Oeste do Estado, e os outros três carros são para a Polícia Civil de Florianópolis. O montante financeiro é de R$ 670 mil. Os equipamentos fazem parte da Emenda Impositiva da Bancada Parlamentar Catarinense, incluída na Lei Orçamentária Anual de 2021. Para Xaxim, será enviada uma picape 4×4, no valor de R$ 220 mil. Já para a Capital são três viaturas encaminhadas, uma delas para a Delegacia de Homicídios.