O deputado estadual Dr. Vicente Caropreso (PSDB) entregou, na quinta-feira (31), emenda no valor de R$ 535 mil ao Hospital São José, de Jaraguá do Sul. A entrega foi acompanhada por representantes da direção da unidade, vereadores, representantes da Associação Médica e da prefeitura.
O valor será destinado para despesas de custeio do São José e para a aquisição de novos equipamentos, alguns deles para serem usados na UTI da unidade. O diretor do hospital, Maurício Souto Maior, destacou a relevância do apoio recebido do deputado. “Dr. Vicente é um grande defensor da saúde em Santa Catarina. Único médico na Alesc e integrante da Comissão de Saúde, tem mais de 40 anos de dedicação a Jaraguá do Sul. O jaraguaense sabe o quanto o Hospital São José é uma referência em Santa Catarina. Agradecemos à equipe, ao empenho do deputado em trazer recursos e à parceria que tem feito a diferença”, afirmou.
O deputado Vicente Caropreso ressaltou sua ligação com o hospital e o compromisso que tem com a saúde pública. “Esse recurso que a gente está trazendo hoje soma-se a vários que conseguimos ao longo do nosso mandato. Me sinto extremamente honrado em poder contribuir”, comentou.
Segundo o parlamentar, seu mandato já destinou mais de R$ 20 milhões ao Hospital São José. “Lidar com saúde é algo muito complexo, sempre tem algo urgente, algo importante para fazer. Por isso, é responsabilidade de todos nós ajudarmos a manter essa estrutura funcionando. A gente luta, ajuda, e sabe da importância de cada recurso que chega até aqui”, destacou.
Câmara declara a perda de mandato de sete deputados federais
A Câmara dos Deputados declarou a perda de mandato de sete deputados federais em razão de decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) que alterou a interpretação da regra sobre a distribuição das sobras eleitorais. O Ato da Mesa Diretora foi publicado na quarta-feira (30) em edição extra do Diário da Câmara dos Deputados. Na mesma publicação, o presidente Hugo Motta (Republicanos-PB) convocou os novos deputados, já diplomados, para a posse como titular.
Perderam os mandatos:
• Gilvan Máximo (Republicanos-DF);
• Augusto Puppio (MDB-AP);
• Lebrão (União-RO);
• Lázaro Botelho (PP-TO);
• Professora Goreth (PDT-AP);
• Silvia Waiãpi (PL-AP);
• Sonize Barbosa (PL-AP).
Foram convocados para tomar posse:
• Professora Marcivânia (PCdoB-AP);
• Paulo Lemos (Psol-AP);
• André Abdon (Progressistas-AP);
• Aline Gurgel (Republicanos-AP);
• Rodrigo Rollemberg (PSB-DF);
• Rafael Bento (Podemos-RO);
• Tiago Dimas (Podemos-TO).
Sobras eleitorais
A mudança está relacionada ao novo entendimento de como devem ser distribuídas as “sobras eleitorais”, como são chamadas as vagas que restam na Câmara dos Deputados após a divisão feita entre as legendas de forma proporcional, com base no quociente eleitoral, que leva em consideração o desempenho eleitoral de cada partido. O cálculo gera frações e “sobram” cadeiras para preencher em uma segunda rodada. Nessa nova fase, além de o partido precisar alcançar os 80% do quociente eleitoral, o candidato deve ter 20% desse quociente.
Rede elétrica
A Câmara jaraguaense aprovou esta semana moção de apelo que solicita à Prefeitura a realização de estudos e ações para a instalação completa da rede elétrica na Rua Erminio Nicolini, no bairro Santa Luzia. A proposta, de autoria do vereador Professor Fernando Alflen (PL), visa garantir a melhoria da infraestrutura, da segurança e da qualidade de vida na localidade. No documento, que será encaminhado ao Executivo, destaca-se que o bairro Santa Luzia é uma região tradicional e em constante crescimento, mas que a infraestrutura da Rua Erminio Nicolini não acompanhou essa evolução. Segundo a moção, a rede elétrica atual é “incompleta e insuficiente para atender à demanda residencial e comercial”, o que acarreta sérios prejuízos aos cidadãos.
Apelo
O apelo requer que a Prefeitura realize, com urgência, os estudos técnicos e procedimentos necessários para a instalação completa e segura da rede elétrica na via, assegurando o atendimento integral a todos os moradores e estabelecimentos locais.