Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Deixa comigo! – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

28/09/2023 - 06:09

Dizem que nossas últimas palavras vão conosco para o céu. Para o céu ou para um lugar nada agradável, ô… Tudo vai depender do passaporte do caráter da pessoa. Como chave de entrada no assunto, leitora, vou lembrar três frases muito típicas de pessoas irresponsáveis, quase as chamo de idiotas. São frases ditas em momentos perigosos, momentos em que sensatez é indispensável. As frases são: – Eu me garanto! Eu me cuido! Deixa comigo! Frases que são comuns para a pessoa apresentar ao “porteiro” da Eternidade, como disse, levamos conosco nossas últimas frases em vida. Toda esta conversa, leitora, para dizer que dia destes, vendo um programa de viagens na televisão, foram mostradas imagens de alguns precipícios, vales, natureza, enfim, daquelas de encher os olhos. Tudo em Santa Catarina. O que me pegou a atenção foi ver uma placa à beira de um precipício daqueles que nem é bom pensar… Uma queda ali é voo direto para o Juízo Final da pessoa. Pois pouco antes da beirada, centímetros da grande queda, uma placa: – “Não arrisque sua vida por uma foto”. E alguém arrisca? É só o que os estúpidos, por maioria absoluta fazem. Vão indo, de costas, vão indo, indo até à beirinha do precipício, tudo por uma selfie “daquelas”. Que gentalha leviana. Ocorre, e era aqui que eu queria chegar, esse tipo de gente faz isso em muitas situações do dia a dia. Abusam, jogam na certeza de que tudo vai dar certo, debocham da sorte, apostam no escuro e… Dão-se mal. Já nem falo nos “precipícios” do casamento. O cara sai de casa, dá uma desculpa qualquer e pula o muro da fidelidade. Esfrega as mãos e diz – “Eu me garanto”! Uma parada torta no trabalho? O sujeito nem pisca e bufa: – “Deixa comigo”! Sim, há momentos na vida em que essas frases caem bem, momentos em que o heroísmo é indispensável, coragem é nossa mãe-protetora, enfim… Fora disso, tirar fotos perigosas, expor-se a riscos tolos, ultrapassar sem espaços no trânsito, pintar e bordar além da prudência é ferro na certa, a vida não perdoa. Aliás, a vida – ou a sorte – não ajuda a quem não se ajuda. Que as mulheres fiquem atentas quando ouvirem o “pombinho” vomitar essas bobagens: deixa comigo, eu me garanto ou me cuido…! Faça as malas.

HORROR

Onda de suicídios e depressão entre jovens, no mundo. Razões? Três básicas: famílias omissas, (totalmente omissas, omissão geral), cyberbullying nas redes sociais, e comparações negativas, são os motivos. O cyberbullying digital pega jovens e velhos. E as comparações são desastrosas. Ordinários de todo tipo mentem o tempo todo nas redes sociais. E os ingênuos se comparam a eles e afundam. Dá nisso que anda por aí. Faltam famílias.

IMAGENS

Imagens mostradas em várias tevês. Um vagabundo dirigindo um baita caminhão de São Paulo para o Rio Grande do Sul andando a toda velocidade na contramão… E os carros “pequenos” tendo que voar para o acostamento para evitar uma batida de frente. O vagabundo do caminhão só voltava para a faixa dele quando vinha outro caminhão em sentido contrário. Pegar um cara desses, ah, pegar, e fazê-lo “engolir alguns sapos”. Na salinha dos fundos. Canalha bandido!

FALTA DIZER

Pais se preocupam muito com o futuro, deles e dos filhos. A melhor garantia, papais, é educar severamente os filhos na primeira infância. Quem o fizer vai deitar e dormir no futuro, mas sem as cordas bem puxadas da educação dos incondicionais valores, bah, vai ser uma insônia atrás da outra.

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.