Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Decisões nossas – Luiz Carlos Prates

Por: Luiz Carlos Prates

20/08/2025 - 07:08

Não pode haver uma certeza sem uma certeza anterior que a justifique. Muitos dizem, por exemplo, da boca para fora, que acreditam na vida eterna. Ora, sabemos que todas as verdades da ciência só se tornam verdades depois das repetidas comprovações, não podemos acreditar no que ainda não esteja na palma da nossa mão. Nós, aqui nas esquinas da vida, sabemos disso. Então, se não há nenhuma prova, nunca houve, de que existe um céu metafísico o que podemos fazer para criarmos um céu real para nós? O que podemos fazer são escolhas. Pelas nossas escolhas vamos viver no céu ou no inferno, e isso sim pode ser comprovado. Nem vou falar dos casamentos, não vale a pena. Os casamentos errados são, incontestavelmente, um erro bilateral. Os pombinhos escolheram errado. Ponto, sem discussão. Ah, e antes de ir adiante, não esquecer que o famigerado ou bendito “período de molde” tem muito ou quase tudo a ver com o que somos hoje. Os “velhos” que nos educaram não fizeram a sua parte, nos deixaram como “herança” seus erros e indecências. Temos pouquíssimas chances de escapar dessa sentença, mais das vezes sentença para sofrimentos ao longo da vida. Nossas escolhas no trabalho? São nossas. Que ninguém me venha dizer que um pobre “coitado/a” não tem o que escolher, tem que pegar o que o mercado oferecer. Essa é a desculpa dos frouxos, dos acomodados. Temos liberdade de escolha sim, mas temos que “antes” fazer a escolha do nosso trabalho básico na vida. Liberdade nossa. Outra escolha, escolha democrática, mas danosa, pútrida e com resultados mais que visíveis é a escolha pelo voto. Outra liberdade absoluta de todos nós, todavia, é só olhar a nossa História e confirmar: de fato, sem contestação, o povo é livre para “escolher”. Então, bico calado. Escolher entre ter saúde ou lascar-se na vida é outra liberdade de escolha de todos nós. E o exemplo mais imediato vem das vacinas. Será que você não conhece ninguém que tenha feito a “escolha” pelas enfermidades e a morte mais cedo? Claro que sim, haja vista a multidão dos que escolhem a não-vacinação. A lista é longa e incontestável, temos liberdade absoluta para fazer escolhas, logo… É baixar o dedo acusatório aos outros e apontá-lo para nós mesmos… Escolhas são decisões nossas. É o semear e colher da vida.

MÁSCARAS

Nossas ações nos puxam a máscara, as máscaras sociais, haja vista que palavra “personalidade” vem do latim, persona, que significa máscara. Ontem conheci um sujeito da cabeça aos sapatos sem saber quem ele era, tudo porque… Ele estava num shopping e falava ao celular como se estivesse no meio do mato. Falava alto, desrespeito com todos por perto e se revelava. Um tosco desse tipo não vai respeitar a mulher em casa nem educar bem os filhos, ah, não vai.

ENGANAÇÕES

Enganações publicitárias não são de hoje, tudo para enganar bobocas vaidosos. Exemplo? Um grupo lança no mercado um novo prédio de apartamentos, tantos e tantos andares, tudo do bom e do melhor (será?) e diz que o fulano, um famoso, tem apartamento naquele prédio ou até mesmo que é o dono do prédio. Tudo enganação para pegar trouxas… Ademais, famoso quem mesmo? Famoso foi o Pelé…

FALTA DIZER

Vou me repetir, não agüento mais ver pessoas ir fazer teatro nas igrejas, falsos fiéis e mesmo os que estão lá na frente, erguendo a voz e pregando… Enganadores. Quem for honesto em suas ações, pessoa digna, não precisa perder tempo em igrejas. Deus os conhece…

Clique aqui e receba as notícias no WhatsApp

Whatsapp

Luiz Carlos Prates

Jornalista e psicólogo, palestrante há mais de 30 anos. Opina sobre assuntos polêmicos.