De Schützenbaum a Schützenfest

Foto: Divulgação

Por: Editorial

16/09/2023 - 06:09

 

O Schützenbaum de Jaraguá do Sul é um símbolo importante para a cultura da cidade. Ele é o prenúncio da Schützenfest, nossa tradicional festa dos atiradores. Este alegre ritual tem origem nas festividades do ‘Mainbaum’, realizadas na Baviera, Alemanha, e significa ‘árvore de maio’.

A simbologia consiste em um tronco de uma árvore que é erguido e enfeitado com atributos característicos das profissões, das religiões e emblemas políticos e culturais conhecidos na localidade. O evento simboliza a esperança de uma primavera fecunda e uma boa época de verão.

Na essência, nosso Schützenbaum simboliza a união, a fraternidade e a tradição dos atiradores, além de se traduzir em orgulho e pertencimento para a comunidade. É uma forma de preservar e valorizar as raízes culturais da cidade, fortalecendo a identidade e a conexão entre os habitantes. O evento que acontece hoje reúne majestades da festa, sociedades, integrantes da CCO, bandas e grupos folclóricos, que se concentram a partir das 10h, em frente ao Museu da Paz.

Como de praxe, tudo culminará com a tradicional Schützenfest, cuja 33ª edição, acontecerá entre os dias 9 a 19 de novembro de 2023, no Parque de Eventos Ademar Frederico Duwe. Nossa Schützen, essa bela manifestação cultural festiva, que há muito integra o calendário dos grandes eventos de Jaraguá do Sul, tem suas medievais raízes na Bélgica, Holanda, França e mais tarde, por volta do século 14, na Alemanha.

Raízes estas, alastradas além-mares por imigrantes que disseminaram respectiva cultura em algumas regiões de nosso estado a partir de 1850. Aqui em nossa cidade, ela foi instituída em 1989 pela Associação dos Clubes e Sociedades de Caça e Tiro do Vale do Itapocu (ACSCTVI). Portanto, a partir de hoje, todos os caminhos levam à Schützenfest.

 

Notícias no celular

Whatsapp