A Psicologia resultou de milhares e milhares de anos de observações humanas sobre os humanos. Tudo o que envolve a “aparentemente” sofisticada ciência da Psicologia é vivido por todos, de um modo ou de outro, nada é novo nem algo a isentar os chamados “ignorantes”. Nossos piores pensamentos são os pensamentos subconscientes, aqueles que “engolimos” sem nos dar conta, mas guardamos nos cofres da memória. Mesmo fora da consciência, esses pensamentos ou nos ferram a vida ou nos dão alentos. Vamos ao assunto. Todos os dias, não conheço exceções, pegamos o celular para dar circuladas, nada de importante, um negócio ou um estudo, simples perda de tempo, isso sim. Ao acionar o celular e acompanhar as postagens dos outros vamos, consciente ou subconscientemente, nos inquietar. E as inquietações resultam das comparações. É que nas redes sociais todos mentem, mentem para cima… Quem disser que não mente tem que ser preso. O diacho é que acreditamos nas mentiras alheias e sofremos por saber que mentimos. Nossas comparações com os outros são portas abertas para um inferno existencial. Conscientemente ou não, nos comparamos com os outros, e comparações são sempre danosas, dificilmente vamos nos comparar aos que colocamos abaixo de nós. Fazemos isso sim, sem exceção. A inquietação vem das comparações para baixo, quando, conscientes ou não, nos vemos inferiores. Por que não nos comparamos hoje com o que fomos ontem? Por que não fazer uma comparação e perguntar a nós mesmos: O que eu fiz de ontem para hoje para melhorar o meu caráter, a minha competência profissional, a minha vida afetiva com ela ou ele, o que eu fiz para cuidar melhor da minha saúde? Perguntinhas, mas todas comparativas, uma comparação com nós mesmos. Esse tipo de “comparação” nos faz crescer, afinal, quem não sabe que nunca vamos ser igual a qualquer outra pessoa, cada um de nós nasce com um carimbo pessoal, uma liberdade para ser e crescer. Somos livres para estudar o que bem entendermos, mesmo assim vamos continuar derrapando nesses estudos. Será que de ontem para hoje melhoramos de algum modo? É isso que temos que fazer, sem gemidos. Ficar perdendo tempo em nos comparar com os outros é jogar tempo fora e atestar acomodação. Nós temos que ser melhores… De ontem para hoje e “ad aeternum”…
COMPARAÇÕES
Muitos invejam casamentos alheios. Uma inveja silenciosa. Agora me diga, de quem é a culpa pelo casamento infeliz? A culpa é do “apaixonado” ou da “interesseira” que não viu ou relevou que a outra parte não prestava. Não existe essa história de surpresa no casamento depois do casamento. Quem se diz enganado, enganada, está posando de vítima, mas de vítima não tem nada. A verdade é remédio amargo, assumir a culpa também o é…
PESQUISA
Pesquisa do Sebrae- Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas – fez-nos saber dos três primeiros desejos dos brasileiros. O primeiro desejo é ter casa própria. O segundo é viajar pelo Brasil, e o terceiro desejo é ter o próprio negócio. Veja bem, ter o próprio negócio, ser independente, só depois de ter viajado pelo Brasil. “Pequenos” escrevem sua história pessoal como escrevem a história do Brasil, pelos votos…
FALTA DIZER
Um princípio elementar de saúde: – “Mantenha a mente sempre ativa”. É essencial para a saúde física e mental. E quando alguém aconselha a um idoso a que faça, pelo menos, palavras cruzadas, muitos debocham, mas ao pegar o livreto de palavras cruzadas fecham as sobrancelhas, pô, difícil… Atividade é vida, acomodação é… Ponto final.